Banca de QUALIFICAÇÃO: MARCELO RICARDO MOREIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARCELO RICARDO MOREIRA
DATA : 03/10/2022
LOCAL: Sala virtual do CAA
TÍTULO:

PROPOSTAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA DA REDE PÚBLICA ESTADUAL
DE PERNAMBUCO NO CONTEXTO PANDÊMICO DA COVID-19 – 2020/2021:
UMA ANÁLISE DE SUA ARTICULAÇÃO COM AS DEMANDAS QUE CONTEMPLAM O FAZER DOCENTE


PALAVRAS-CHAVES:

Formação Continuada de Professores, Pandemia da Covid-19,
Pernambuco, Ensino Remoto, Fazer Docente.


PÁGINAS: 39
RESUMO:

A presente pesquisa vincula-se à linha Docência, Ensino e Aprendizagem do
Programa de Pós-Graduação em Educação Contemporânea do Centro Acadêmico do
Agreste (CAA), da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Insere-se no campo
da Formação Continuada de Professores, analisando essa dimensão no contexto
pandêmico da Covid-19 – período 2020-2021, em que o Ensino Remoto Emergencial
- ERE foi a opção adotada para que os processos educativos continuassem
caminhando em meio a uma intensa crise sanitária que exigiu o distanciamento social
e, consequentemente, a suspensão das aulas em modelo presencial. Nosso objetivo
é compreender como as propostas de formação continuada da rede pública estadual
de Pernambuco, desenvolvidas no período de 2020/2021 – contexto pandêmico da
COVID-19 – articulam-se às demandas que contemplam o fazer docente. Para tanto,
ancoramo-nos em perspectivas teóricas pautadas em Nóvoa (1995, 1999), Imbernón
(2009, 2010), Gatti (2008, 2011), Gatti, Barreto, André e Almeida (2009), Pimenta
(2012), Pérez Gómes (1995) e Schön (1995) para discutirmos a formação continuada
de professores. Dialogamos com Behar (2020) na abordagem acerca do Ensino
Remoto e Ensino a Distância e com Freire (1996), no que se refere à prática docente.
Apontamos ainda perspectivas teóricas que pretendemos utilizar durante o
desenvolvimento da pesquisa, a saber: Brasil (2020), Almeida (2020), Leal (2020),
Pares (2020) e Spinardi e Both (2018) acerca do Ensino Remoto, Educação a
Distância e Ensino Híbrido. Abordagens de Franco (2012), Oliveira (2020) para
discussões sobre a prática docente e reflexões pautadas por Bacich e Moran (2017)
e Tavares (2004), discutindo acerca do processo da aprendizagem significativa e
Moran (2003) e Moran (2015) acerca das Tecnologias da Informação e Comunicação
(TIC’s). Quanto à metodologia de pesquisa, construímos um percurso alicerçado,
predominantemente, na abordagem qualitativa. Formarão o corpus da pesquisa: a
análise documental, o questionário e entrevista e utilizaremos, como campo de
pesquisa, três escolas da rede pública estadual de Pernambuco, situadas numa
cidade da Mata Sul do estado. Para tratamento dos dados, trabalharemos com a
Análise de Conteúdo, na perspectiva de Bardin (2016) e Moraes (1999).


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - BERNARDINA SANTOS ARAUJO DE SOUSA
Presidente - 1836356 - KATIA SILVA CUNHA
Interna - 1525198 - MARIA JOSELMA DO NASCIMENTO FRANCO
Notícia cadastrada em: 21/09/2022 11:04
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa09.ufpe.br.sigaa09