FECHAMENTO DE ESCOLAS DO CAMPO NO CONTEXTO DO SEMIÁRIDO:
vivências e resistências de comunidades campesinas no cariri ocidental paraibano
Pensamento Decolonial. Política de Nucleação. Fechamento de Escolas no e
do Campo.
A presente pesquisa vincula-se à linha Educação e Diversidade do Programa de Pós-
Graduação em Educação Contemporânea do Centro Acadêmico do Agreste (CAA), da
Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). A pesquisa abordará os impactos decorridos
com a Política de Nucleação e Fechamento de Escolas do campo no município de Sumé, no
estado da Paraíba, enfatizando os efeitos desta na dinâmica política, econômica, social e
cultural das comunidades rurais Pitombeira, Carnaúba de Cima e Assentamento Mandacaru.
Em nossa abordagem teórica-metodológica nos ancoramos ao Pensamento Decolonial, por
nos possibilitar refletir sobre a negação do direito à educação dos povos do campo, que
resistem diante do processo de silenciamento e inferiorizarão a que são postos. No que diz
respeito ao Pensamento Decolonial seguiremos no caminho conduzido pelos autores (as) e,
seus respetivos conceitos: Colonialismo, Racialização, Racionalização (MIGNOLO, 2008,
2020), Colonialidade do Poder, Saber, Ser (QUIJANO, 2005, 2007, 2000) e Natureza
(WALSH, 2008, 2009), Decolonialidade, Diferença Colonial, Pensamento de Fronteira,
Desobediência Epistêmica, e saberes Subalternos (MIGNOLO, 2008, 2020). Nossa pesquisa
que se expressa no seguinte questionamento: como as comunidades campesinas tem reagido
frente à subtração do direito à educação? Para respondermos à pergunta traçamos como
objetivo geral: apreender, a partir da concepção identitária dos sujeitos do campo, os
impactos advindos do fechamento das escolas na dinâmica política, social e cultural das
comunidades de Pitombeira, Carnaúba de cima e Assentamento Mandacaru. Como objetivos
específicos: a) mapear à realidade das escolas do campo no município de Sumé-PB, a partir
da política de nucleação das escolas do campo; b) perscrutar a existência de movimentos de
contraposição às estratégias lançadas por governos que têm como perspectiva o fechamento
das escolas do campo; c) Compreender a Política de nucleação de escolas do campo no
município de Sumé-PB, discutindo os impactos dessa política nas comunidades rurais
Pitombeira, Carnaúba de Cima e Assentamento Mandacaru.