Banca de QUALIFICAÇÃO: SAMANTA GABRIELY ALVES DOS SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : SAMANTA GABRIELY ALVES DOS SANTOS
DATA : 09/09/2022
LOCAL: Sala virtual do CAA
TÍTULO:

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO INTEGRAL DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO
FUNDAMENTAL DE CARUARU/PE: SENTIDOS DE ESCOLA PRODUZIDOS

PELOS DOCENTES


PALAVRAS-CHAVES:

SENTIDOS DE ESCOLA; EDUCAÇÃO INTEGRAL;
ESCOLAS DE TEMPO INTEGRAL.


PÁGINAS: 36
RESUMO:

A cidade de Caruaru, interior de Pernambuco, conta com o Programa de
Educação Integral voltado ao Ensino Fundamental desde 2018, sendo a
segunda cidade do estado a aderir ao Programa nos anos iniciais. O Programa
em questão foi implantado através de uma parceria público-privada entre a
Secretaria de Educação e Esportes do município e o Instituto de
Corresponsabilidade pela Educação, o ICE, adotando o modelo pedagógico
denominado Escola da Escolha, divulgado através de um discurso de Educação
Integral. A experiência da investigadora em uma das escolas de tempo integral
que atendem ao modelo levaram-nos a questionar quais os sentidos de escola
produzidos pelos docentes do Programa, visto que o docente é a figura
pedagógica que desenvolve a proposta, podendo ressignificar os sentidos ao
atribuir saberes de sua própria experiência. Optamos pela etnografia que nos
permite interpretar as ações dos sujeitos para o entendimento dos significados
destas nas estruturas sociais, faremos uso de técnicas de construção de dados
como conversas informais, entrevistas semiestruturadas, desenho, leitura e
interpretação e grupo focal de discussão. Discutimos a caracterização de uma
escola com perfil neoliberal que pode se prover de slogans bem intencionados
para estabelecer seu projeto de sociedade e de indivíduos. Refletimos a escola
como lugar de disputa de poder e de possiblidade de transformação social.
Discorremos também sobre a Educação Integral, bem como seus
desdobramentos, visto que não há consenso em seu conceito. Apesar de se
autointitular de “Educação Integral”, o Programa tem apontado características de
uma educação neoliberal, que prioriza a escola como impulsionadora e
mantenedora do mercado econômico. Ainda que manifeste esse cunho, a figura
docente pode possibilitar outros sentidos através de suas práticas e atuar de
forma a se desvencilhar do viés neoliberal. Por isso se faz importante conhecer
os sentidos que estes docentes constroem sobre a escola.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1328163 - CARLA PATRICIA ACIOLI LINS GUARANA
Interna - 2299922 - CONCEICAO GISLANE NOBREGA LIMA DE SALLES
Externa ao Programa - 2230648 - MARIA FABIANA DA SILVA COSTA
Notícia cadastrada em: 29/08/2022 09:50
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