A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES E PROFESSORAS NO CONTEXTO DE PARCERIAS PÚBLICO-PRIVADO NA REDE DE ENSINO MUNICIPAL DE CARUARU E A EMERGENCIA DE OUTRAS SUBJETIVIDADES DOCENTES
Docência, Subjetividades Docente; Formação Continuada; Parcerias Público-Privadas.
O presente projeto de pesquisa intitulado A FORMAÇÃO CONTINUADA DE
PROFESSORES E PROFESSORAS NO CONTEXTO DE PARCERIAS
PÚBLICO-PRIVADO NA REDE DE ENSINO MUNICIPAL DE CARUARU E A
EMERGENCIA DE OUTRAS SUBJETIVIDADES DOCENTES tem por objetivo
geral compreender como as parcerias público-privadas na formação continuada e no
trabalho docente afetam as subjetividades docentes. Nesse sentido, essa pesquisa parte
do interesse em olhar à docência, especialmente, para a formação continuada que se
desenvolve em contextos de intensificação das relações público-privadas, por meio da
Fundação Lemann e do Instituto de qualidade no Ensino – IQE, na rede municipal de
ensino de Caruaru, município do Agreste pernambucano. Tomamos como inspiração
metodológica a cartografia, uma vez que essa nos permite acompanhar processos, o que
pensamos favorecer maior aproximação com subjetividades docentes que podem estar
emergindo no contexto de formação continuada marcado pela intensidade de parcerias
entre setor público e privado. Em nossa discussão teórica, buscamos apoio nos estudos
Foucaultianos que discutem dispositivos de tecnologias de poder; governamentalidade
neoliberal, cuidado de si, saber-poder, além do conceito de empresário de si, tratado por
(LAVAL; DARDOT 2016), (SAFATLE,2020), (BROWN,2019). Na tentativa de
problematizarmos e compreendermos os movimentos de privatização da educação,
tomamos como referência os estudos e pesquisas de Peroni e Adrião, entre outros.
Nosso conceito de formação continuada parte da noção de formação inventiva de Dias e
Kastrup, entendendo a formação como devir, como política de cognição
(trans)formação, a qual é avessa a política de cognição (in)formação presentes em
formações que estão configuradas por aquisição de informação.