Banca de QUALIFICAÇÃO: RISOCLEIDE APARECIDA MARIA DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : RISOCLEIDE APARECIDA MARIA DA SILVA
DATA : 08/08/2022
LOCAL: Sala virtual do CAA
TÍTULO:

Formação continuada de professores/as no âmbito do Programa Criança Alfabetizada (PCA): repercussões nas práticas de ensino da leitura e da escrita no final da Educação Infantil e no 1o ano do Ensino Fundamental.


PALAVRAS-CHAVES:

Práticas de ensino da leitura e da escrita. Formação continuada de professores/as. Programa Criança Alfabetizada.


PÁGINAS: 70
RESUMO:

Este projeto de pesquisa inscreve-se nas discussões sobre as práticas de ensino da leitura
e da escrita e da formação continuada no âmbito de um programa educacional.
Considerando que há um fracasso da escola quanto ao ensino da alfabetização logo nos
primeiros anos da escolaridade (MORAIS, 2012; SOARES, 2020), não são incomuns as
proposições de programas que buscam solucionar esse problema. O Programa Criança
Alfabetizada (PCA) é um deles. De natureza governamental, foi instituído pela Lei n°
16.617, de 15 de julho de 2019, no Estado de Pernambuco, visando atingir a Educação
Infantil e o 1° e o 2° anos do Ensino Fundamental. Tendo em vista que se trata de um
Programa recente e do âmbito estadual, justifica-se a necessidade de desenvolver
estudos sobre ele. Assim, apresentamos o seguinte questionamento: quais as
repercussões do curso de formação continuada do Programa Criança Alfabetizada para
as práticas cotidianas de ensino da leitura e da escrita de professores do último ano da
Educação Infantil e do 1o ano do Ensino Fundamental? A partir do quadro teórico que
orienta esta pesquisa, interpretamos que, mesmo imerso em prescrições de programas,
os/as professores/as tendem a não as adotar completamente em suas práticas de ensino,
visto que esse profissional é um sujeito produtor de conhecimentos, que dispõe de
diferentes saberes (TARDIF, 2012) e recorre a distintas táticas de consumo (CERTEAU,
2012). Nesse sentido, a fundamentação desta investigação é composta por autores que
discutem sobre as práticas de ensino da leitura e da escrita, alfabetização e letramento
(MORAIS, 2012; SOARES, 2004, 2020; FERREIRO, 2011; FERREIRO;
TEBEROSKY, 1999), sobre a formação de professores/as e práticas cotidianas
(IMBERNÓN, 2011; GATTI, 2003, 2019; FALSARELLA, 2003; CHARTIER, 2007,
2021) e sobre o Programa Criança Alfabetizada (GONÇALVES, 2021), no qual
utilizamos na discussão leis oficiais de regulamentam o Programa e outras que o
antecedem, mas possuem relação com ele. Assim, o objetivo geral deste estudo é
analisar as repercussões do curso de formação continuada do Programa Criança
Alfabetizada nas práticas cotidianas de ensino da leitura e da escrita de professores do
último ano da Educação Infantil e do 1o ano do Ensino Fundamental. A presente
investigação, de natureza qualitativa (MINAYO, 2011), recorrerá aos seguintes
procedimentos metodológicos: pesquisa documental, entrevistas semiestruturadas
(LAVILLE, DIONNE, 1999) e observação participante (ANDRÉ, 1995). As
instituições que farão parte da pesquisa são escolas públicas municipais que fazem parte da Secretaria de Educação da cidade de Vertentes-PE, e os participantes serão duas professoras, uma do último ano da Educação Infantil e a outra do 1o ano do Ensino Fundamental. Os dados serão tratados a partir da análise temática de conteúdo (BARDIN, 2004).


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2364398 - ALEXSANDRO DA SILVA
Interna - 1651275 - LUCINALVA ANDRADE ATAIDE DE ALMEIDA
Externa à Instituição - SOLANGE ALVES DE OLIVEIRA MENDES
Notícia cadastrada em: 04/08/2022 16:00
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