Banca de DEFESA: JOSÉ ERNANDO DE FARIAS SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JOSÉ ERNANDO DE FARIAS SILVA
DATA : 20/07/2022
HORA: 14:30
LOCAL: Sala Virtual
TÍTULO:

REPRESENTAÇÃO DO CANGAÇO NOS LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA DO ENSINO MÉDIO E FUNDAMENTAL, DA REDE ESTADUAL DE PERNAMBUCO: UMA ABORDAGEM DECOLONIAL


PALAVRAS-CHAVES:

Livro didático. Cangaço . Estudo Decolonial.


PÁGINAS: 133
RESUMO:

Apresentamos aqui os resultados da pesquisa de Mestrado desenvolvida na Linha de
Educação e diversidade - Centro de Educação - do Programa de Pós-graduação em Educação
da Universidade Federal de Pernambuco – Campus Agreste. Traçamos como questão de
pesquisa: como o cangaço está sendo abordado e tematizado nos livros didáticos de história
do ensino médio e fundamental do estado de Pernambuco, especificamente na cidade de Serra
Talhada? E como os professores trabalham o tema cangaço no ensino escolar a partir dessas
obras didáticos? Filiamo-nos à Abordagem Teórica dos Estudos Decoloniais e da história
Vista de Baixo. Partimos do pressuposto de que os livros escolares são ferramentas didáticas
de transmição de conhecimento e que os conteúdos inseridos neles podem conduzir os
sujeitos da aprendizagem a um entendimento único e universal de narrativas históricas,
privilegiando uma classe social dominante. Para tanto, temos como objetivo geral desta
pesquisa discutir o fenômeno social cangaço na perspectiva do subalterno e da colonialidade,
agregando este fenômeno social ao sistema de ensino introduzido nos livros didáticos e
transmitidos pedagogicamente pelos docentes nas instituições de ensino. A pesquisa
evidenciou que as obras didáticas apresentaram elementos da ciência e da cultura eurocêntrica
na construção de narrativas históricas. Elementos como unilateralidade, universalização,
naturalização e negação das narrativas históricas sobre o tema cangaço, conduziu todo
conhecimento que as obras didáticas apresentaram a respeito do tema. Sobre o entendimento e
condução das obras escolares pelos docentes, ficou evidenciado que na percepção deles o
livro didático, apesar de essencial, se torna inconsistente para o ensino-apredizagem de seus
alunos, necessitando de uma intervenção mais profunda dos docentes, como procurar e
fornecer outras fontes de pesquisa.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - JOSÉ FERREIRA JÚNIOR
Interno - 2299920 - SANDRO GUIMARAES DE SALLES
Presidente - 1152014 - SAULO FERREIRA FEITOSA
Notícia cadastrada em: 01/07/2022 15:37
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