Banca de DEFESA: CLEMILTON FERNANDO BARBOSA TABOSA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : CLEMILTON FERNANDO BARBOSA TABOSA
DATA : 06/04/2022
HORA: 22:00
LOCAL: Sala Virtual CAA
TÍTULO:

CEPA: um rosto e processos próprios de tradução da educação popular em Caruaru-PE


PALAVRAS-CHAVES:

Educação popular. Práticas educativas. Espiritualidade. CEPA.


PÁGINAS: 196
RESUMO:

A presente pesquisa procurou compreender os princípios e as formas de tradução da
Educação Popular latente nas práticas educativas desenvolvidas pelo Centro de Educação
Popular Assunção (CEPA). O cenário, pois, é uma organização social surgida da iniciativa de
lideranças da Vila Padre Inácio, periferia de Caruaru-PE-Brasil, sob animação de um grupo de
religiosas consagradas da Congregação das Irmãzinhas da Assunção. Buscamos nos
referenciais teóricos dos Movimentos Sociais, da Educação Popular e da Pedagogia Popular
Latino-americana, em diálogo com a Espiritualidade da Congregação das Irmãzinhas da
Assunção, legada por seus/suas fundadores/as ao CEPA, apoios para compreender as traduções
da Educação Popular nas práticas socioeducativas da organização social pesquisada. Os/as
principais expoentes e subsidiários/as desses referenciais teóricos dialogaram, resultando na
produção de um conhecimento que permitiu uma aproximação compreensiva da realidade
investigada. Paulo Freire (1996, 2018), Estevão Pernet (2005), Antonieta Fage (2005) foram
os/as principais interlocutores/as, auxiliados por Carlos Henrique Brandão (2013, 2016), Alder
Júlio Calado (2008), Maria da Glória Gohn (2013), Danilo R. Streck (2010), Gustavo Gutiérrez
(1975), José Comblin (1985), Leonardo Boff (1987, 2015), Marie-Noëlle de la Basserière
(2005), entre outros/as. A metodologia qualitativa foi empregada a partir do método do Caso
Alargado, utilizado inicialmente por Boaventura de Sousa Santos (1983) e melhor explicitado
por Allene Lage (2009, 2013), tendo sido adotado como instrumentos de coleta de dados as
entrevistas semiestruturadas, a observação participante e a análise de documentos, enquanto
que para a análise e organização dos dados, utilizamos a Análise de Conteúdo, com ênfase nos
eixos temáticos, na ótica de Laurence Bardin (1977). Os resultados obtidos, isto é, uma
Educação contextualizada, a Formação político-cidadã, a Gestão democrática participativa e o
Protagonismo Feminino atestam tanto a convergência das práticas educativas realizadas pelo
CEPA a partir dos princípios da educação popular freireana e da espiritualidade dos/as
fundadores/as da Congregação, bem como a forma que o CEPA contextualmente traduziu a
Educação Popular no chão agrestino de Pernambuco.


MEMBROS DA BANCA:
Interna - 1528796 - ALLENE CARVALHO LAGE
Presidente - 1998712 - EVERALDO FERNANDES DA SILVA
Externa ao Programa - 2377622 - JAQUELINE BARBOSA DA SILVA
Notícia cadastrada em: 06/04/2022 21:14
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