AS PEDAGOGIAS CULTURAIS DE GÊNERO MATERIALIZADAS NA ARTE FIGURATIVA DE MULHERES ARTESÃS DE TRACUNHAÉM – PERNAMBUCO
Pedagogias Culturais; Gênero; Tracunhaém; Mestra-artesãs;Subjetividades
Apresento o andamento da pesquisa enquanto um pesquisar-viver visando a
qualificação de meu texto de dissertação. Nas linhas que se seguem nesse projeto-
pesquisa-esboço ensaio a minha trajetória enquanto mulher-pesquisadora que tece
diálogos com as outras e que, no encontro com elas, propõe modos singulares e
menores de pensar possibilidades educativas a partir das fissuras da arte em barro
de mulheres-artesãs de Tracunhaém, Pernambuco. Aposto que são nas fissuras que
se pode fazer florir sabedorias que subvertem as lógicas hegemônicas. Neste
sentido, proponho olhar e ser olhada pelas obras de arte das artistas-mulheres de
Tracunhaém, com o desejo de cogitar tais fissuras e de subverter dadas lógicas.
Caminhando com mulheres potentes durante todo o texto, que me inspiram no
pesquisar-viver, vou ao encontro das obras de arte moldadas no barro a fim de
problematizar as Pedagogias Culturais que sejam capazes nos artefatos e de
mostrar outras possibilidades de re-existir.