Banca de DEFESA: LUCAS LEON VIEIRA DE SERPA BRANDÃO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LUCAS LEON VIEIRA DE SERPA BRANDÃO
DATA : 21/03/2024
HORA: 19:00
LOCAL: Centro Acadêmico do Agreste
TÍTULO:

PODE O SUBALTERNO ESTUDAR? Cartografia da desigualdade de
oportunidades para o acesso ao ensino superior pela classe trabalhadora

periférica


PALAVRAS-CHAVES:

Desigualdades de Oportunidades; Acesso ao ensino superior;
Sociologia da Educação; Cartografia.


PÁGINAS: 124
RESUMO:

Enquanto as pesquisas sobre desigualdades de oportunidades, no que diz respeito
ao acesso à educação, são construídas sob a ótica da análise estatística, por vezes
negligenciando fatores subjetivos e qualitativos para uma compreensão mais profunda
da realidade, este estudo tem como mapeamento principal investigar a relação
estabelecida entre os filhos da classe trabalhadora que residem nos arredores da
Universidade de Pernambuco com o acesso ao ensino superior com vistas a
desigualdade de oportunidades vivenciada no processo formativo escolar, a partir da
cartografia proposta por Deleuze e Guattari (2011). Leva em consideração, ou como
intermezzo, os condicionantes de classe e território para acompanhar os processos
de subjetivação da realidade, que reveste os percursos educacionais de estudantes
do ensino médio da Escola de Referência em Ensino Médio Anibal Fernandes e a
Escola de Referência em Ensino Médio Ginásio Pernambuco. Pauta-se, sobretudo,
na escrita agonística (Nietzsche, 2003), na experiência (Larrosa, 2021), na herança
social (Boudon, 1981), e no sucesso/fracasso escolar (Lahire, 1997; 2002; 2006) como
pontos de um rizoma para (re)pensar os caminhos e trajetórias dos estudantes
moradores do bairro de Santo Amaro, no Recife, para o acesso ao ensino superior.
Assim, o estudo contribui para ampliar os debates acerca da desigualdade de
oportunidades a partir das conversações estabelecidas com estudantes que
percorrem essa trajetória orientadas pelas ancoragens teóricas, pensando nos
aspectos de subjetivação da realidade como marcadores importantes de
compreensão dos percursos educacionais.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - DJAILTON PEREIRA DA CUNHA - UPE
Presidente - ***.392.114-** - FERNANDO DA SILVA CARDOSO - PUC - RJ
Externa à Instituição - MARIA CECILIA LOREA LEITE
Interno - 1152014 - SAULO FERREIRA FEITOSA
Notícia cadastrada em: 11/03/2024 10:59
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa06.ufpe.br.sigaa06