Banca de DEFESA: MARCELO RICARDO MOREIRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARCELO RICARDO MOREIRA
DATA : 26/03/2024
HORA: 14:00
LOCAL: Centro Acadêmico do Agreste
TÍTULO:

PROPOSTAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA DA REDE PÚBLICA ESTADUAL
DE PERNAMBUCO NO PERÍODO PANDÊMICO DA COVID-19 - 2020/2021: UMA
ANÁLISE DE SUA ARTICULAÇÃO COM O PROCESSO DE RESSIGNIFICAÇÃO
DA PRÁTICA DOCENTE EM CONTEXTO DE ENSINO REMOTO


PALAVRAS-CHAVES:

Formação Continuada de Professores, Pandemia da Covid-19,
Pernambuco, Ensino Remoto, Prática Docente.


PÁGINAS: 90
RESUMO:

Esta pesquisa vincula-se à linha Docência, Ensino e Aprendizagem do Programa de
Pós-Graduação em Educação Contemporânea do Centro Acadêmico do Agreste
(CAA), da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). O estudo se insere no
campo da Formação Continuada docente, analisando esse movimento no contexto
pandêmico da Covid-19 – período 2020-2021, em que o Ensino Remoto Emergencial
- ERE foi a opção adotada para que os processos educativos continuassem
caminhando em meio a uma intensa crise sanitária que exigiu o distanciamento social
e, consequentemente, a suspensão das aulas em modelo presencial. O objeto aqui
discutido, centra-se na dimensão da formação continuada articulada ao processo de
ressignificação da prática docente, no ensino remoto, em tempos de pandemia e foi
explorado a partir do seguinte questionamento: Como as propostas de formação
continuada se articulam de forma a ressignificar a prática docente, através Ensino
Remoto, em tempos de Pandemia da COVID-19, na Rede Pública do Estado de PE?
Como objetivo geral, buscamos compreender como as propostas de formação
continuada se articularam de forma a ressignificar a prática docente no Ensino
Remoto, em tempos de pandemia da COVID-19, na rede pública do estado de PE.
Para tratarmos da discussão da formação continuada, ancoramo-nos em perspectivas
teóricas pautadas em Brasil (1996), Freire (1996) Nóvoa (1995, 1999), Imbernón
(2009, 2010), Gatti (2008, 2011), Gatti, Barreto, André e Almeida (2009), Pimenta
(2012), Pérez Gómes (1995) e Schön (1995). Para uma reflexão acerca do atual
cenário da formação de professores no Brasil, recorremos a Brasil (2015, 2017, 2019),
Frangella (2020) e Dourado (2020). Em se tratando da abordagem teórica no que
concerne à prática docente, apoiamo-nos em Freire (1996), Franco (2012), Veiga
(1992), Zeichner (1993) e Oliveira (2020). Quanto à metodologia de pesquisa,
construímos um percurso alicerçado, predominantemente, na abordagem qualitativa.
Como procedimentos metodológicos para produção dos dados, foram utilizados: a
análise documental, em Ludke e André (1986); o questionário, em Gil (1999) e a
entrevista semiestruturada, em Triviños (2008). Como campo de pesquisa, foi utilizada
uma Escola de Referência em Ensino Médio – EREM da Rede Pública Estadual de
Pernambuco, situada numa cidade da Mata Sul do estado. Para tratamento dos
dados, trabalhamos com a Análise de Conteúdo, na perspectiva de Bardin (2016),
para reflexões conceituais acerca da técnica e Moraes (1999), com foco nos
processos de análise e interpretação dos dados. Os resultados revelam os desafios e
possibilidades para o desenvolvimento de formações continuadas durante o período
de ensino remoto emergencial, a fim de amenizar os impactos na nova rotina escolar
e na prática docente. Os dizeres dos participantes (coordenadora e professores)
apontam para fragilidades nesse processo, levando em consideração o novo contexto,
o agir no imediatismo e na experimentação, mas reconhecem que as ações
contribuíram de forma significativa para enfrentarem os desafios do novo formato
imposto. Por fim, evidenciamos a relevância dos movimentos formativos no contexto
escolar, a partir da reflexão sobre a ação e do pensar no contexto e no sujeito como
elementos basilares para desenvolvimento de formações continuadas.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - GLEYDS SILVA DOMINGUES
Presidente - 1836356 - KATIA SILVA CUNHA
Interna - 1525198 - MARIA JOSELMA DO NASCIMENTO FRANCO
Notícia cadastrada em: 04/03/2024 09:59
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