O LEGADO DE PAULO FREIRE NA GUINÉ-BISSAU:
Respostas às Cartas Pedagógicas
Paulo Freire. Guiné-Bissau. Pedagogia libertadora. Amílcar Cabral.
A revolução bissau-guineense modificou o status quo colonial global. O antigo Reino de Gabu
(Kaabu), a colônia luso-europeia considerada, geopoliticamente, inexpressiva por parte da
historiografia branca, retoma o protagonismo de sua narrativa, tornando-se vanguardista das
revoluções empenhadas nas colônias de língua portuguesa do continente africano. O surgimento
do Estado da Guiné-Bissau se constitui em alguns sustentáculos de acordo com o direito
internacional (SILVA, 1997, p. 285), sendo eles: igualdade de direitos, universalidade e os
princípios de liberdade. A liberdade aqui é sinônimo de descolonização de mentes e corpos,
negação da influência internacional na máquina estatal, dissolvição das políticas de
estratificação social geradoras de desigualdades e desenvolvimento de um programa de
educação nacional distante do ensino da aculturação imposto pelos colonos. Para tanto as
experiências alfabetizadoras do maior educador de todos os tempos, o pedagogo pernambucano
Paulo Freire, foram essenciais ao progredimento do que, nos termos de Amílcar Cabral (1978),
seria uma revolução cultural, conduzida pela educação libertadora no pós-independência do
país. Freire atuou no esforço para reconstrução do aparelho educativo de Guiné-Bissau em um
grande ofício militante, preocupado em observar, entender, aprender, ouvir e intervir junto com
os homens e mulheres locais em exercício dialógico, que ganhou grande repercussão
internacional. Sua história em Guiné-Bissau, nunca se findou, e, ainda hoje, seu legado
permanece na memória, narrativas, trajetória e atuação política de diversos bissau-guineenses.
Portanto, esta pesquisa analisará o legado político-educacional de Paulo Freire em Guiné-
Bissau, especificamente na memória de agentes sociais, dirigentes de movimentos de libertação
nacional e docentes locais, especialmente aqueles(as) que participaram do período de
reestruturação do país e por seu turno, percebem o legado pedagógico de Paulo Freire na
escolarização da sociedade bissau-guineense. De modo específico: i) analisar as cartas
pedagógicas de Paulo Freire dirigidas à Guiné-Bissau e seus desdobramentos na educação do
país; ii) dentificar quais elementos da práxis político-educacional de Paulo Freire permanecem
na atualidade de Guiné-Bissau e iii) sistematizar as percepções de agentes sociais, dirigentes de
movimentos de libertação nacional e docentes locais, especialmente aqueles(as) que
participaram do período de reestruturação do país, sobre legado pedagógico de Paulo Freire
para a sociedade bissau-guineense. O estudo classifica-se como uma pesquisa bibliografia e
documental, utilizando-se a análise de narrativas à luz de Jovchelovich e Bauer (2008).