Banca de DEFESA: PERYCLES EMMANOEL GOMES DE MACEDO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: PERYCLES EMMANOEL GOMES DE MACEDO
DATA : 23/02/2024
HORA: 09:00
LOCAL: Centro Acadêmico do Agreste
TÍTULO:

ONDE ESTÃO OS MENINOS DA ESCOLA? REFLEXO DA CONSTRUÇÃO DAS
MASCULINIDADES NO PROCESSO DE EVASÃO ESCOLAR DOS HOMENS


PALAVRAS-CHAVES:

Homens, Masculinidades, Gênero, Evasão Escolar.


PÁGINAS: 183
RESUMO:

Os estudos de masculinidades começaram a se configurar no cenário acadêmico entre as
décadas de 1970 e 1980 e se fundamentava, principalmente, na desconstrução da ideia de
homem universal – sujeito necessariamente heterossexual, branco, provedor, forte, viril,
competitivo, violento e autocentrado. As principais compreensões teóricas a respeito das
masculinidades assinalam esse construto cultural como uma configuração de práticas em torno
da posição dos homens na estrutura das relações de gênero. A partir das contribuições dos
estudos plurais de gênero, ou seja, os estudos queer, optamos por compreender as
masculinidades como práticas performativas que conferem significado viril aos corpos
generificados no interior de um determinado quadro de inteligibilidade cultural. Os homens
são a maioria envolvida em acidentes fatais, homicídios e suicídios, bem como são a maioria
entre os casos de insucesso escolar e entre aqueles que abandonam e evadem da escola. A
associação entre trabalho, defasagem, evasão ou abandono escolar dos rapazes, embora
relevante, não pode ser apontada como único, nem mesmo como o mais significativo dos
fatores. Por evasão escolar compreendemos os fenômenos ligados ao não permanecer, ao ser
impedido e ao permanecer sem esmero no espaço escolar, seja esse afastamento motivado pelas
adversidades da vida ou pela expulsão compulsória que se apresenta como evasão. Nossa
pergunta condutora é: que elementos, associados à construção das masculinidades,
contribuíram com o quadro de evasão escolar dos homens na cidade de Caruaru-PE? O
percurso metodológico do presente estudo foi elaborado a partir de uma abordagem qualitativa.
O estudo é de natureza exploratória. Participaram desta pesquisa cinco homens
matriculados/egressos nos cursos de licenciatura da UFPE-CAA que tenham vivido e superado
o fenômeno da evasão escolar em suas trajetórias pregressas no Ensino Básico. Utilizamos a
entrevista semiestruturada para a obtenção dos dados empíricos que foram analisados a partir
da análise de discurso foucaultiana. Os resultados da pesquisa apontam que os principais
motivos de evasão ligados à construção das masculinidades são três: (1) a necessidade de
honrar os parâmetros estabelecidos pelas formações discursivas de masculinidades; (2) as
formas de violência escolar que destituem os meninos do status de homens e (3) a noção de
que o homem se realiza muito mais em outros espaços do que na escola.


MEMBROS DA BANCA:
Interna - 1528796 - ALLENE CARVALHO LAGE
Externo ao Programa - 3227043 - ELTON BRUNO SOARES DE SIQUEIRA - nullPresidente - 3480235 - MARCELO HENRIQUE GONCALVES DE MIRANDA
Notícia cadastrada em: 16/02/2024 08:55
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa05.ufpe.br.sigaa05