Banca de QUALIFICAÇÃO: ALCILENE BEZERRA DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ALCILENE BEZERRA DA SILVA
DATA : 21/12/2023
LOCAL: Sala virtual do CAA
TÍTULO:

O CONSELHO INDIGENISTA MISSIONÁRIO E O PROCESSO DE
CONSTITUIÇÃO DA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA EM PERNAMBUCO:

CONCEPÇÕES, POSSIBILIDADES E LIMITES


PALAVRAS-CHAVES:

CIMI, práticas indigenistas; EEI, Decolonialidade.


PÁGINAS: 75
RESUMO:

O Projeto de Pesquisa aqui apresentado se propõe analisar as práticas indigenista do
Conselho Indigenista Missionário (CIMI), regional Nordeste (NE), no que se refere aos
processos de constituição da concepção e das práticas de Educação Escolar Indígena (EEI) no
estado de Pernambuco. Diante do desenvolvimento e dos desafios da educação escolar
indígena no estado e sabendo-se do papel e compromissos que o CIMI vem desempenhando
junto aos povos indígenas no Brasil, desde os anos de 1970, nos perguntamos: quais foram as
contribuições do CIMI-NE para as lutas e mobilizações dos povos indígenas em Pernambuco,
na construção da Educação Escolar Indígena? Dessa forma coloca-se como objeto de estudo
as práticas do CIMI junto ao Movimento de Professores/as Indígenas de Pernambuco.
Elegemos como objetivo geral, compreender quais foram às contribuições do CIMI-NE no
processo de constituição da EEI em Pernambuco. Os objetivos específicos são: identificar as
ações do CIMI/NE no que se refere à EEI junto aos povos indígenas de Pernambuco; analisar
como se deu as contribuições do CIMI para o processo de organização dos/as professores/as
indígenas no estado; e, analisar quais concepções e as ações do movimento de educação
escolar indígena que foram influenciadas pelo CIMI/NE. A fundamentação teórica sustenta-se
a partir da contribuição da abordagem do Pensamento Decolonial, que nos permite analisar de
forma crítica os contextos históricos dos povos indígenas diante de um cenário de violência
extrema, do Estado que tinha intenção de “aculturar” os povos indígenas, desta forma,
partimos dos conceitos de Educação Indígena e escola pelo viés epistemológico da Educação
Escolar Indígena, assim como, Colonialidade do Poder, Colonização e Racialização. Alguns
autores são fundamentais para a discussão, como: Meliá (1997, 1999); Quijano (2005, 2008,
2009); Dussel (2005); Mignolo (2007, 2008); Wash (2008, 2009, 2012); Almeida (2001 e
2017) entre outros que nos ajudarão a refletir sobre o objeto de estudo da presente pesquisa e
a responder os objetivos propostos. No referencial metodológico apoiamo-nos em Gil (2008)
e Minayo (2012), guiamo-nos pela abordagem qualitativa de natureza exploratória e
descritiva, com uma revisão bibliográfica para compreendermos o cenário de produção
acadêmica sobre o objeto de estudo, em seguida realizarmos uma investigação documental no
acervo do CIMI Nacional (Brasília-DF), no CIMI Regional NE (Recife-PE) e no Centro de
Cultura Luiz Freire (Olinda-PE) sobre os processos de constituição da EEI em Pernambuco e
a prática indigenista do CIMI, utilizando-nos de relatórios, atas, cartas, documentos
reivindicatórios entre outros, que revelam a atuação do CIMI NE. Uma importante coleta de
dados será a entrevista semiestruturada com professores e professoras indígenas que
compõem a Comissão de professores Indígenas de Pernambuco (COPIPE), assim como
indigenistas que fizeram parte deste processo junto ao CIMI. Para analisar os dados
recorreremos à Análise de Conteúdo via Análise Temática de Bardin (1977, 2011) e Vala
(1990). Através dessa pesquisa almeja-se colaborar para estudos sobre decolonialidade e
educação escolar indígena, ampliando os estudos que existem hoje sobre a temática.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1152014 - SAULO FERREIRA FEITOSA
Interno - 2299920 - SANDRO GUIMARAES DE SALLES
Externa à Instituição - IARA TATIANA BONIN
Notícia cadastrada em: 13/12/2023 14:29
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