Banca de DEFESA: DAYANA MARIA DA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DAYANA MARIA DA SILVA
DATA : 20/11/2023
HORA: 14:30
LOCAL: Sala virtual do CAA
TÍTULO:

O PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO DA ESCOLA E SUA INTERFACE COM A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES(AS) E SUAS PRÁTICAS, NUMA PERSPECTIVA ANTIRRACISTA


PALAVRAS-CHAVES:

projeto político-pedagógico; formação continuada de professores(as) iniciantes e experientes; prática docente antirracista.



PÁGINAS: 177
RESUMO:

Esta pesquisa se insere no campo das discussões de formação de professores e toma como objeto
de estudo o “Projeto Político-Pedagógico e a formação continuada de professores(as) iniciantes
e experientes, articulada à prática, numa perspectiva antirracista”. Tem como problema: Quais

elementos indiciários da perspectiva antirracista são balizados pelo Projeto Político-
Pedagógico, e, a partir destes, quais os princípios que compreendem a formação continuada de

professores(as) iniciantes e experientes, que contemplam as práticas docentes? Como objetivo
geral, busca compreender que elementos indiciários da perspectiva antirracista são balizados
pelo Projeto Político-Pedagógico, e, a partir deste, quais os princípios que compreendem a
formação continuada de professores(as) iniciantes e experientes, que contemplam as práticas
docentes. Para tratarmos da discussão do Projeto Político-Pedagógico, apoiamo-nos em
Carreira e Souza (2013); Coelho, Regis e Silva (2021); Gomes (2005); e Veiga (2006). A
formação continuada, em Coelho e Coelho (2012); Damarzo, Santos e Silva (2018); Gomes
(2005); e Santos (2010). Para a prática docente, tomamos Cavalleiro (2001); Coelho, Regis e
Silva (2021); Gomes (2005); Prado e Fatima (2016). Ainda para tratar de professores(as)
iniciantes, utilizamos André et al (2017); Cruz, Farias e Hobold (2020); Gouveia (2020);
Nascimento, Flores e Xavier (2019); Pacheco e Flores (1999); Papi e Martins (2010). Em torno
dos professores experientes, André et al (2017); Ferreira et al (2017); Marcelo (2009); Tancredi
e Mizukami (2012). Enquanto metodologia, pautamo-nos na abordagem qualitativa, com
procedimentos metodológicos para produção dos dados: a análise documental, em Lüdke e
André (2013); o questionário em Severino (2013); o grupo de discussão em Weller (2006) e
Meinerz (2011); e as sessões de intervenção em Gouveia (2020) e Silva (2021). Para analisar
os dados, utilizamos a Análise de Conteúdo – foco na categorização (Moraes, 1999). Os
resultados mostram que “nos documentos (oficiais, escolares e pessoais) da rede e da escola, os
princípios da formação continuada que se aproximam de uma perspectiva antirracista” estão
ausentes no currículo da rede, nos projetos político-pedagógicos, nas pautas formativas, nos
planejamentos docentes e cadernos de atividades dos estudantes. Quanto aos “sentidos
materializados na formação continuada dos(as) professores(as) que constituam interface com a
educação antirracista”, estes(as) indicam a ausência de formação continuada antirracista,
quando explicitam os desafios e ausência destas temáticas nos contextos formativos. E quanto
às “contribuições na construção de proposições formativas pautadas nos princípios antirracistas,
possíveis de serem contemplados no Projeto político-pedagógico e materializados na formação
continuada e nas práticas docentes”, nossas reflexões pontuam, a partir das sessões de grupo de
discussão e intervenção, que os dados produzidos revelam potenciais procedimentos formativos
que mobilizam interações, significados e sentidos singulares, potencializares da educação
antirracista. Como fruto destas reflexões, foram produzidas coletivamente proposições
fundamentadoras de uma política de formação antirracista de professores na rede, a serem
transformadas em diretrizes para formação continuada antirracista. As contribuições estão
expressas pela necessidade do apoio formativo-pedagógico, do material didático-pedagógico,
bem como da constituição de uma política pública de formação continuada antirracista
permanente, pautada no compromisso coletivo com a educação antirracista, que empodera a
população negra na rede municipal de ensino, lócus dessa pesquisa.


MEMBROS DA BANCA:
Externa ao Programa - 2572665 - MARIA FERNANDA DOS SANTOS ALENCAR - nullPresidente - 1525198 - MARIA JOSELMA DO NASCIMENTO FRANCO
Interno - 2299920 - SANDRO GUIMARAES DE SALLES
Notícia cadastrada em: 13/11/2023 16:23
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