Banca de QUALIFICAÇÃO: ISAIAS DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ISAIAS DA SILVA
DATA : 15/12/2023
LOCAL: Sala virtual do CAA
TÍTULO:

PRÁTICAS CURRICULARES DE PROFESSORAS(ES)-
GESTORAS(ES) DE ESCOLAS COM CLASSES MULTISSERIADAS
DO CAMPO: reflexões outras à luz dos Estudos Pós-Coloniais


PALAVRAS-CHAVES:

Educação do Campo. Escola com classes multisseriadas do Campo. Prática
curricular docente-gestora; Professora(o)-Responsável. Estudos Pós-Coloniais.


PÁGINAS: 340
RESUMO:

Este trabalho apresenta resultados parciais da pesquisa de doutorado que tem como objeto de
estudo “as práticas curriculares de professoras(es)-gestoras(es) de escolas com classes
multisseriadas do campo”. Partimos do pressuposto que que a prática curricular docente-gestora é
forjada na relação colaborativa e comunitária, através do diálogo entre a escola e a comunidade.
Assim, delimitamos como problema de pesquisa: Como ocorrem as práticas curriculares de
professoras(es)-gestoras(es) em escolas com classes multisseriadas do campo? E como objetivo
geral: Compreender como ocorrem as práticas curriculares de professoras(es)-gestoras(es) em
escolas com classes multisseriadas do campo. Desta forma, os objetivos específicos são: a)
Identificar o(s) lugar(es)-papel(is) da(o) professora(o)-gestora(o) presentes nas documentações
oficiais ( Estatuto do Magistério Público da Vitória; o Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração-
PCCR da Rede Municipal de Ensino de Vitória de Santo Antão e Projetos Políticos Pedagógicos)
da rede municipal de ensino; b) Identificar a(s) concepção(ões) de professora(o)-gestora(o)
das(os) próprias(os) profissionais investigadas(os); e c) Analisar os processos de realização e/ou
(re)contextualização das práticas curriculares de professoras(es)-gestoras(es) em escolas com
classes multisseriadas do campo. Esta pesquisa centra-se na abordagem teórico-metodológica
dos Estudos Pós-Coloniais (Quijano, 2005, Mignolo, 2008, Walsh, 2008), que anunciam e
denunciam as tentativas de silenciamentos e negação impostas pela lógica colonial e nos
possibilitam (re)construir processos e práticas curriculares outras que tomem como autores(as) os
povos-territórios do campo e suas marcas socioculturais. Metodologicamente este estudo
estrutura-se em duas perspectivas: a) Pesquisa Documental, a partir das seguintes fontes
documentais: Estatuto do Magistério Público da Vitória; o Plano de Cargos, Carreiras e
Remuneração-PCCR da Rede Municipal de Ensino de Vitória de Santo Antão e Projetos Políticos
Pedagógicos; e b) Pesquisa Empírica/Campo, no contexto de 8 (oito) escolas com classes
multisseriadas do campo da Rede Municipal de Ensino de Vitória de Santo Antão que possuem a
atuação da(o) Professor(a) Responsável. Os(as) Sujeitos autores(as) que constituem esta
pesquisa são 8 (oito) profissionais que exercem a prática curricular docente-gestora das escolas
com classes multisseriadas que constituem os lócus este estudo. No contexto da pesquisa
empírica/campo utilizamos os seguintes procedimentos de coleta de dados: questionários e
entrevistas semiestruturadas (Marconi; Lakatos, 2003, Lüdke; André, 1986). A análise dos dados
se deu através da Análise de Conteúdo, via análise temática (Bardin, 2011; Vala, 1990). Os
resultados parciais desta pesquisa apontaram as disputas político-epistêmicas presentes nos
documentos oficiais da Rede Municipal de Ensino de Vitória de Santo Antão-PE entorno da prática
curricular docente-gestora das(os) Professoras(es) Responsáveis que atuam em escolas com
classes multisseriadas do campo, no que se refere a relação entre a Política de Identidade
(Mignolo, 2008) apresentada nas legislações locais quando sinalizam os lugares-papéis das(os)
Professores(as) Responsáveis e a necessidade a função dessas(es) profissionais centrado na
Identidade na Política (Mignolo, 2008). Percebemos que os PPPs das escolas apresentam uma
perspectiva contextualizada e consideram as especificidades territoriais e curriculares constituem
as escolas com classes multisseriadas do campo. Estes elementos influenciam diretamente nos
lugares-papéis que ocupam as(os) Professoras(es) Responsáveis promovendo assim uma prática
curricular outra de forma colaborativa e comunitária na escola-comunidade.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2321280 - JANSSEN FELIPE DA SILVA
Externa ao Programa - 2377622 - JAQUELINE BARBOSA DA SILVA - nullInterno - 3480235 - MARCELO HENRIQUE GONCALVES DE MIRANDA
Interna - 1525198 - MARIA JOSELMA DO NASCIMENTO FRANCO
Externa à Instituição - MICHELE GUERREIRO FERREIRA - UFPB
Notícia cadastrada em: 01/11/2023 14:04
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