PEDAGOGIA DA PERSONA: Cida Pedrosa e as intencionalidades imagéticas, cartográficas e sensíveis na Educação
Persona. Barroco. Carnavalização. Pedagogia do Sensível. Cida Pedrosa.
Esta pesquisa objetiva construir os significados da pedagogia da persona presente na leitura
das atividades artístico-literárias de Cida Pedrosa e suas ressonâncias na construção poética e
docente da autora da pesquisa. A partir da interpretação de significados relacionados com a
experiência sensível, remetendo a dimensão simbólica da pedagogia e o seu conteúdo cultural.
Nesse constructo são consideradas a perspectiva do Imaginário de Gilbert Durand, a
Cartografia de Deleuze e do Método Persona desenvolvido pelo professor Dr. Mário de Faria
Carvalho. A problemática eleita é: em que medida é possível cogitar uma pedagogia da
persona a partir da análise sensível e cartográfica da produção artístico-literária de Cida
Pedrosa? Desencadeada pelo objetivo geral, compreender em que medida é possível cogitar
uma pedagogia da persona a partir da análise sensível e cartográfica da produção artístico-
literária de Cida Pedrosa. Aludindo à coleta e análise de dados que se façam com a utilização
com metodologias sensíveis na perspectiva do Método Persona, na interpretação das múltiplas
faces da literata e a partir da compreensão dos desencadeamentos de sua literatura no trajeto
de docente e poeta da proponente desta pesquisa. Os principais teóricos referenciados neste
estudo são: Durand (1988; 2001; 2004), Pitta (1995; 2017) Bachelard (1988, 2006), Carvalho
(2019), Deleuze (1988, 1991), Rolnik (1989) Larrosa (2014; 2017), Santin (1997) e Pedrosa
(1983; 2000; 2005; 2009; 2011; 2015; 2017; 2018; 2019, 2022, 2023).