Banca de DEFESA: SAMANTA GABRIELY ALVES DOS SANTOS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SAMANTA GABRIELY ALVES DOS SANTOS
DATA : 31/10/2023
HORA: 10:00
LOCAL: Sala Virtual CAA
TÍTULO:

SENTIDOS SOBRE A ESCOLA PRODUZIDOS PELAS PROFESSORAS DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO INTEGRAL DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA CIDADE DE CARUARU/PE


PALAVRAS-CHAVES:

SENTIDOS DE ESCOLA; PROGRAMA DE EDUCAÇÃO
INTEGRAL; ICE; ESCOLA DA ESCOLA; EDUCAÇÃO INTEGRAL; TEMPO
INTEGRAL.


PÁGINAS: 99
RESUMO:

Nossa pesquisa discute sobre os sentidos de escola construídos pelas
professoras de uma escola em tempo integral dos anos iniciais do Programa de
Educação Integral da cidade de Caruaru/PE. Para tanto, nos questionamos:
quais são os sentidos de escola construídos pelos docentes a partir da
experiência com a Escola de Tempo Integral do Programa de Educação Integral
voltado aos Anos Inicias do Ensino Fundamental da cidade de Caruaru/PE?
Desse modo objetivamos compreender o que pensam sobre a escola os
docentes do Programa de Educação Integral dos Anos Inicias do Ensino
Fundamental da cidade em questão. Para alcance do nosso problema de
pesquisa, elencamos os objetivos específicos: (1) problematizar o modelo
pedagógico e de gestão do Programa de Educação Integral adotado pela cidade
de Caruaru/PE, Escola da Escolha; (2) conhecer os sentidos de escola a partir
das experiências dos docentes no contexto do Programa de Educação Integral;
(3) analisar os sentidos de escola construídos pelas docentes a partir da
experiência com a escola de tempo integral. Como base para as nossas
reflexões, discutimos a relação do Programa com a perspectiva neoliberal da
educação e a política de parcerias público-privado com aporte teórico dos
autores/as ( ), ( ), (); Quanto a educação integral e tempo integral dialogamos
com Pestana (2014), Gadotti (2009), Cavaleire (2002), (2014), Fank e Hutner
(2013), entre outros; e a refletimos cobre a Escola a partir dos autores
Masschelein e Simons (2021a) e (2021b), Kennedy e Kohan (2014), Biesta
(2018). Nossa abordagem teórico-metodológica se baseou na pesquisa
colaborativa pelo seu caráter de cooperação, construída junto com os sujeitos e
não para eles (GASPAROTTO; MENEGASSI; 2016) e (ANDRÉ, 2010). Para a
construção dos dados utilizamos observação, diário de campo, conversas
informais, questionário e entrevistas semiestruturadas. A análise de dados se
sustentou na Análise Hermenêutica (Szymanski; Almeida; Prandini; 2008). Os
sujeitos da pesquisa são 13 professoras entre de referência e especialistas dos
anos iniciais. Através da construção dos dados, compreendemos que o
Programa de Educação Integral do ICE embora apresenta em seu modelo
pedagógico e de gestão princípios que se interligam a educação integral, tem
representado um movimento de empresariados interessados na escola pública,
que se revestem de discursos de uma educação integral em tempo integral para
reproduzir na escola seus interesses de cunho neoliberal. No entanto, as
professoras entrevistadas, apontam sentidos de escola construídos a partir de
relações com o tempo escolar que rompem de certo modo, com a lógica
produtivista, considerando a escola como espaço de aprendizagem, partilha,
convivência e escuta para com os estudantes, atribuindo por meio de suas
possibilidades no dia a dia escolar, uma qualidade ao tempo. Desse modo, a
figura docente se apresenta como meio de possibilidades de resistência
(trans)formação de sujeitos sociais.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1328163 - CARLA PATRICIA ACIOLI LINS GUARANA
Interna - 2299922 - CONCEICAO GISLANE NOBREGA LIMA DE SALLES
Externa ao Programa - 2230648 - MARIA FABIANA DA SILVA COSTA - null
Notícia cadastrada em: 17/10/2023 14:19
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