Por uma micropolítica do Pife na sala de aula: partilha de afetos, rupturas e
agenciamentos a partir da obra do Mestre João do Pife de Caruaru.
João do Pife, Pífano, Cultura Popular, Educação.
A presente pesquisa propõe uma análise acerca dos processos educativos implicados
nos ensinares e aprenderes advindos da obra do Mestre João do Pife de Caruaru,
relacionando – os, a possibilidades outras no trabalho docente, a partir do
Ser/Pife/Instrumento e suas diversas interfaces com os saberes populares, a sala de
aula e as particularides advindas dos referidos processos. Para tanto, nesta trilha,
lançamos mão do método cartográfico deleuziano o qual se dar no processo e se
apresenta enquanto um mapa, estranhando -se e, assim contrapondo -se ao retrato,
que possui imagem fixa e sem desmonte, que descreve o exercício de um cartógrafo
enquanto constante invenção, intervenção, performance, aquele que se dar no
acontecimento e se valida diante das multiplicidades. Nesta perspectiva para
estabelecermos uma relação entre o fazer/saber do Mestre João do Pife e as
possibilidades de inventividade no âmbito educacional, nos aproximamos do
pensamento foucaltiano, e a partir da sua teoria do discurso, buscamos observar
também, as relações de poder e as implicações destas, ante sua propagação e
inventividade.