Banca de QUALIFICAÇÃO: ELBA RAVANE ALVES AMORIM

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ELBA RAVANE ALVES AMORIM
DATA : 28/09/2023
LOCAL: Sala virtual do CAA
TÍTULO:

EPISTEMOLOGIAS DA PÓS-GRADUAÇÃO DA INTERIORIZAÇÃO DAS
UNIVERSIDADES FEDERAIS DO NORDESTE DO BRASIL:
Uma análise sobre a Produção do Conhecimento e dos Grupos de Pesquisa

sobre Gênero, Sexualidades e Feminismos


PALAVRAS-CHAVES:

Pós-Graduação, Política Interiorização das Universidades Federais,
Produção do Conhecimento, Gênero, Sexualidades e Feminismos


PÁGINAS: 141
RESUMO:

O presente projeto de tese tem como objetivo a análise das epistemologias da pós-
graduação em universidades federais do Nordeste do Brasil, com um enfoque especial na

questão da interiorização. O estudo será fundamentado na avaliação da produção de
conhecimento e dos grupos de pesquisa relacionados a gênero, sexualidades e
feminismos. O objetivo geral desta pesquisa é analisar e compreender as epistemologias
da pós-graduação em universidades federais da região Nordeste do Brasil. Para alcançar
tal objetivo, será realizada uma análise da produção de conhecimento e dos grupos de
pesquisa que se dedicam às temáticas de gênero, sexualidade e feminismos nos programas
de pós-graduação em educação estabelecidos em universidades e campi advindos da
política de interiorização, que foi implementada a partir de 2003. Os objetivos específicos
deste estudo são os seguintes: a) Identificar as universidades e campi no Nordeste do
Brasil que criaram Programas de Pós-graduação em educação e suas respectivas linhas
de pesquisa; b) Mapear as linhas de pesquisa presentes nos Programas de Pós-graduação
em Educação; c) Levantar a produção de teses e dissertações elaboradas nos Programas
de Pós-graduação em Educação no Nordeste do Brasil, nas universidades e campi
decorrentes da política de interiorização após 2003, que abordem de maneira direta ou
indireta as questões de Gênero, Sexualidade e Feminismo; d) Identificar os grupos de
pesquisa existentes nos programas de pós-graduação em educação nas universidades
federais do Nordeste do Brasil, criados após 2003; e) Identificar os projetos e perfis dos
docentes dos Programas de Pós-graduação em Educação e grupos de pesquisa nos últimos
5 anos. Até o momento, os estudos realizados apontaram para a existência de 70
programas e cursos criados no Nordeste durante os dois primeiros mandatos do presidente
Luís Inácio Lula da Silva (2003-2011). Destes, 12 são Programas de Pós-Graduação em
Educação, localizados nos estados de Pernambuco, Paraíba, Alagoas, Bahia e Ceará,
distribuídos em 6 diferentes universidades. Esses programas serão o foco desta pesquisa.
É importante destacar que não foram identificados Programas de Pós-Graduação em
Educação em Universidades e Campi criados nos referidos mandatos presidenciais nos
estados do Piauí, Rio Grande do Norte, Maranhão e Sergipe.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1528796 - ALLENE CARVALHO LAGE
Externo à Instituição - EMERSON SILVA SANTOS
Interno - 3480235 - MARCELO HENRIQUE GONCALVES DE MIRANDA
Externo ao Programa - 1524982 - NELIO VIEIRA DE MELO - nullExterna ao Programa - 1412332 - VIRGINIA DE CARVALHO LEAL - null
Notícia cadastrada em: 26/09/2023 09:57
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