NUCLEAÇÃO E FECHAMENTO DE ESCOLAS NO CAMPO NO CONTEXTO DO
SEMIÁRIDO: vivências e resistências de comunidades camponesas no município de Sumé-PB
Pensamento Decolonial. Política de Nucleação. Fechamento de Escolas no
Campo.
A presente pesquisa vincula-se à linha Educação e Diversidade do Programa de Pós-Graduação
em Educação Contemporânea do Centro Acadêmico do Agreste (CAA), da Universidade
Federal de Pernambuco (UFPE). Este estudo abordou os impactos decorridos da Política de
Nucleação e Fechamento de Escolas no campo no município de Sumé, no estado da Paraíba,
enfatizando os efeitos desta na dinâmica política, econômica, social e cultural das comunidades
rurais da Pitombeira, da Carnaúba de Cima e do Assentamento Mandacaru. Em nossa
abordagem teórica-metodológica nos ancoramos ao Pensamento Decolonial, por nos
possibilitar refletir sobre a negação do direito à educação dos povos do campo, que resistem
diante do processo de silenciamento e inferiorizarão a que são postos. No que diz respeito ao
Pensamento Decolonial nos embasamos nos estudos e conceitos propostos pelos seguintes
autores (as): e, seus respetivos conceitos: Colonialismo, Racialização, Racionalização
(MIGNOLO, 2008, 2020), Colonialidade do Poder, Saber, Ser (QUIJANO, 2005, 2007, 2000)
e Natureza (WALSH, 2008, 2009), Decolonialidade, Diferença Colonial, Pensamento de
Fronteira, Desobediência Epistêmica, e saberes Subalternos (MIGNOLO, 2008, 2020). Nossa
pesquisa que se expressa no seguinte questionamento: como as comunidades campesinas tem
reagido frente à subtração do direito à educação? Para respondermos à pergunta traçamos como
objetivo geral: apreender, a partir das narrativas, das vivências e resistências sujeitos do campo,
os impactos advindos do fechamento das escolas na dinâmica política, social e cultural das
comunidades de Pitombeira, Carnaúba de Cima e Assentamento Mandacaru. Como objetivos
específicos: a) mapear à realidade das comunidades das escolas do campo nucleadas e fechadas
no município de Sumé-PB; b) compreender a Política de nucleação de escolas do campo no
município de Sumé-PB; e c) discutir os desdobramentos da política de Nucleação nas
comunidades rurais da Pitombeira, da Carnaúba de Cima e do Assentamento Mandacaru. A
política de nucleação imposta as comunidades da Pitombeira, da Carnaúba de Cima e do
Assentamento Mandacaru ocorreu de forma arbitrária e sem nenhum diálogo com a
comunidade. Os argumentos trazidos pela gestão municipal se contradizem com os marcos
normativos para a educação do campo e com as leis que regem o direito a educação do e no
campo no Brasil. Enquanto desdobramentos dessa política de nucleação temos a resistência dos
sujeitos à gestão centralizadora, questionando e tensionando o poder local e apontando a
fragilidade do direito conquistado.