Banca de DEFESA: ROSELI JOVELINA DOS SANTOS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ROSELI JOVELINA DOS SANTOS
DATA : 04/09/2023
HORA: 10:00
LOCAL: Sala virtual do CAA
TÍTULO:

PROFISSIONALIZAÇÃO E DESAFIOS DA IDENTIDADE PROFISSIONAL

DOCENTE NA REDE MUNICIPAL DE TACAIMBÓ - PE


PALAVRAS-CHAVES:

Profissionalização; Identidade Docente; Formação Continuada.


PÁGINAS: 104
RESUMO:

Essa pesquisa parte do problema que traz como questão central as Formações Continuadas da
Rede de Ensino de Tacaimbó estimulam uma determinada identidade para esses docentes?
Partindo da necessidade em: Analisar os desafios presentes nas formações continuadas de
professores, atinentes a uma identidade profissional docente na rede municipal de Tacaimbó –
PE, tendo como desdobramento os seguintes objetivos específicos: a) Identificar elementos
acerca de profissionalização e identidade docente nos documentos presentes nas formações
continuadas de professores no que se refere as políticas curriculares no município de Tacaimbó
– PE e b) Analisar marcadores sobre a identidade profissional docente e a profissionalização
presentes nos documentos das formações continuadas no município de Tacaimbó – PE. No que
trata do aporte teórico Ball (2005,2007), Lopes (2017), Macêdo (2007,2011,2014 e 2015), Gatti
( 2006,2007, 2010 e 2012) , Flores (2015) e Cunha (1999 e 2017), tensionando fundamentar à
questão problema. Utilizamos como percurso metodológico uma abordagem qualitativa da
pesquisa com base em Minayo (2001 e 2007). Nesse movimento de busca, nossos
procedimentosancorados na analise documental e instrumentosa respeito das formações
continuadas voltados do 1° ao 5° ano dos anos iniciais, respeitando a forma fidedigna os
resultados. Para produção dos dados utilizamos como hipótese possibilidades de
enfrentamentos em relação a identidade docente através de sua politica de formação continuada
que está embricada nos documentos utilizados nas formações continuadas na rede municipal de
Tacaimbó – PE e sendo assim analisamos as possibilidades de contribuição para a formação de
uma identidade profissional docente.Após dados consolidados, o resultado da pesquisa indicou
que os documentos utilizados nas formações continuadas, desde pautas de reuniões até
materiais para serem utilizados com seus discentes em sala de aula apresentam metodologias,
acompanhamentos e instrumentos voltados para o desenvolvimento de programas indicados
pela Rede Estadual de Ensino de Pernambuco, de forma que todo município esteja na mesma
sintonia no que concerne ao desenvolvimento da aprendizagem dos alunos do 1° ao 5° ano.
Nesse sentido, os resultados nos revelam os impactos existentes sobre as identidades
profissionais docentes acerca das formações continuadas na rede municipal de Tacaimbó.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1836356 - KATIA SILVA CUNHA
Interno - 1152014 - SAULO FERREIRA FEITOSA
Externa ao Programa - 1747488 - MAGNA DO CARMO SILVA - UFPEExterna ao Programa - 1193470 - TANIA MARIA GORETTI DONATO BAZANTE - UFPE
Notícia cadastrada em: 30/08/2023 13:47
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