Banca de DEFESA: RISOCLEIDE APARECIDA MARIA DA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RISOCLEIDE APARECIDA MARIA DA SILVA
DATA : 30/08/2023
HORA: 13:30
LOCAL: Sala virtual do CAA
TÍTULO:

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES/AS NO ÂMBITO DO PROGRAMA CRIANÇA ALFABETIZADA: repercussões nas práticas de ensino da leitura e da escrita no final da Educação Infantil e no 1o ano do Ensino Fundamental


PALAVRAS-CHAVES:

Programa Criança Alfabetizada. Formação continuada de professores/as. Práticas de ensino da leitura e da escrita.


PÁGINAS: 173
RESUMO:

A presente pesquisa inscreve-se nas discussões sobre as práticas de ensino da leitura e da escrita
e da formação continuada no âmbito de um programa educacional. Considerando que há um
fracasso da escola quanto ao ensino da alfabetização logo nos primeiros anos da escolaridade
(MORAIS, 2012; SOARES, 2020), não são incomuns as proposições de políticas que buscam
solucionar esse problema. O Programa Criança Alfabetizada (PCA) é uma delas. De natureza
governamental, foi instituído pela Lei n° 16.617, de 15 de julho de 2019, no Estado de
Pernambuco, visando atingir a Educação Infantil (4 e 5 anos) e o 1° e o 2° anos do Ensino
Fundamental. Nesse contexto, apresentamos o seguinte questionamento: quais as repercussões
do curso de formação continuada do Programa Criança Alfabetizada para as práticas cotidianas
de ensino da leitura e da escrita de professores/as do último ano da Educação Infantil e do 1o
ano do Ensino Fundamental? A partir do quadro teórico que orienta este estudo, interpretamos
que, mesmo imerso em prescrições de programas, os/as professores/as tendem a não as
adotarem completamente em suas práticas de ensino, visto que esse profissional é um sujeito
produtor de conhecimentos, que dispõe de diferentes saberes (TARDIF, 2012) e recorre a
distintas táticas de consumo (CERTEAU, 2012). (retirar) A fundamentação teórica do trabalho
também é composta por autores que discutem sobre alfabetização e letramento (MORAIS,
2012; SOARES, 2004; 2020; FERREIRO, 2011; FERREIRO; TEBEROSKY, 1999), sobre
formação continuada de professores/as e práticas cotidianas (IMBERNÓN, 2011; GATTI,
2003, 2019; FALSARELLA, 2003; CHARTIER, 2007, 2021) e sobre o Programa Criança
Alfabetizada (GONÇALVES, 2021). Assim, o objetivo geral deste estudo foi investigar as
repercussões do curso de formação continuada do Programa Criança Alfabetizada nas práticas
cotidianas de ensino da leitura e da escrita de professores/as do último ano da Educação Infantil
e do 1o ano do Ensino Fundamental. Para tanto, utilizamos a abordagem qualitativa (MINAYO,
2011) e os seguintes procedimentos metodológicos: pesquisa documental, entrevistas
semiestruturadas (LAVILLE, DIONNE, 1999) e observação participante (ANDRÉ, 1995). O
lócus investigativo foi uma instituição escolar localizada na região agreste do Estado de
Pernambuco e os participantes foram duas professoras, sendo uma de Educação Infantil - 5 anos
e a outra, do 1o ano do Ensino Fundamental. Os dados foram tratados a partir da análise temática
de conteúdo (BARDIN, 2004) e revelaram que houve algumas repercussões das formações
continuadas do PCA nas práticas de ensino da leitura e da escrita das duas docentes. No caso
da professora de Educação Infantil, o que se destacou foi o seu trabalho com um Projeto
(Detetive das Palavras), que envolvia práticas de alfabetização e letramento, elementos
presentes nas pautas das formações municipais do PCA. Quanto à professora do 1o ano,
destacamos a utilização do material complementar do PCA (Almanaque 1), tema também
presente nos registros dos encontros formativos do Programa. Entretanto, além dos elementos
relacionadas ao PCA, nas práticas das duas professoras, havia a presença intensa de atividades
de base tradicional, como a cópia e a leitura/recitação do alfabeto e das famílias silábicas.
Assim, consideramos que tais repercussões constituíram mais um “acréscimo” de propostas das
formações continuadas do PCA às práticas das duas professoras que uma mudança no que elas
já vinham fazendo, ancorando-se no que aprenderam em outros tempos e espaços formativos.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2364398 - ALEXSANDRO DA SILVA
Externa à Instituição - LEILA NASCIMENTO DA SILVA
Interna - 1651275 - LUCINALVA ANDRADE ATAIDE DE ALMEIDA
Externa à Instituição - NAYANNE NAYARA TORRES DA SILVA - UPE
Notícia cadastrada em: 28/08/2023 16:52
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