Banca de DEFESA: CAMILA SANTOS FERREIRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CAMILA SANTOS FERREIRA
DATA : 05/09/2023
HORA: 14:00
LOCAL: Centro Acadêmico do Agreste
TÍTULO:

A OFICIALIZAÇÃO DO ENSINO DE GÊNEROS NO BRASIL: DOS PARÂMETROS
CURRICULARES NACIONAIS À BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR


PALAVRAS-CHAVES:

Currículo; Língua Portuguesa; Gêneros textuais.


PÁGINAS: 185
RESUMO:

O presente estudo tem como objetivo geral compreender os movimentos de
continuidade e deslocamento nas prescrições sobre o ensino de gêneros tomando
como referência os Parâmetros Curriculares Nacionais (1998) e a Base Nacional
Comum Curricular (2017). Como objetivos específicos: a) identificar qual é a proposta

de ensino de gêneros nos PCN e na BNCC; b) verificar quais os fundamentos teórico-
metodológicos sobre ensino de gêneros embasam essas propostas; c) verificar em

quais aspectos sobre o ensino de gênero os dois documentos convergem e em quais
se distanciam; e d) apreender as possíveis implicações desses movimentos para o
ensino de gêneros. Sendo assim, trata-se de uma pesquisa com abordagem
qualitativa (LÜDKE; ANDRÉ, 2020), de caráter documental e de natureza diacrônica,
visto que os currículos estão situados em contextos históricos diferentes. A técnica de
análise dos dados foi feita a partir da Análise de Conteúdo (BARDIN, 2016). Para o
entendimento acerca das teorias de currículo, tomamos como base os estudos de:
Silva (1999), Sacristán (1991), Goodson (1995) e Lopes e Macedo (2011). Para a
compreensão sobre os gêneros, utilizamos os estudos de: Bakhtin (2003), Bronckart
(2006), Dolz, Gagnon e Decândio (2010), Lima (2016), Machado (2009), Schneuwly e
Dolz (2004), Rojo e Moura (2019), entre outros. Nossos resultados apontam que que
os movimentos de continuidades que orientam para um ensino que busque formar
estudantes críticos e capacitados para usar a língua nos diferentes contextos de
interação humana, levando em conta a teoria de gênero bakhtiniana e do
Interacionismo Sociodiscursivo. Os currículos dão importância a consideração da
diversidade de textos que circulam em sociedade, as potencialidades dos gêneros
para o desenvolvimento e à aprendizagem dos alunos no contexto escolar, a uma
abordagem sistemática dos gêneros nos diferentes níveis de escolarização
(progressão), e a consideração as condições em que os textos são lidos e produzidos
na sociedade. Os deslocamentos indicam que houve uma ampliação de possibilidades
para o ensino de gêneros na BNCC, com a adição de campos de atuação, habilidades
a serem desenvolvidas por campos e a contemplação de novos gêneros para uma
adequação à sociedade contemporânea.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2364398 - ALEXSANDRO DA SILVA
Externa à Instituição - FLORENCIA MIRANDA
Presidente - ***.489.054-** - GUSTAVO HENRIQUE DA SILVA LIMA - UFPE
Externa à Instituição - LEILA BRITTO DE AMORIM LIMA
Notícia cadastrada em: 17/08/2023 09:48
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