Banca de QUALIFICAÇÃO: LUCIO ALVES PEDROSA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LUCIO ALVES PEDROSA
DATA : 24/08/2023
LOCAL: Sala virtual do CAA
TÍTULO:

A PRODUÇÃO DO SUJEITO E DOS SENTIDOS PEDAGÓGICOS NA
SOCIOEDUCAÇÃO: ASPECTOS ATRIBUÍDOS POR UMA EQUIPE
MULTIDISCIPLINAR E ADOLESCENTES ATENDIDOS PELO

COMVIVA EM CARUARU-PE


PALAVRAS-CHAVES:

Socioeducação; Questões protetivas; Sentidos Pedagógicos; Equipes
Multidisciplinares.


PÁGINAS: 92
RESUMO:

A presente dissertação pretende investigar sobre as questões da dimensão socioeducacional
direcionadas a adolescentes que cometeram algum ato infracional e são atendidos em meio
aberto, nas medidas de Liberdade Assistida – LA, e os profissionais das equipes
multidisciplinares que atuam no Centro de Educação Popular Comunidade Viva –
COMVIVA, no município de Caruaru-PE. Com a concepção e a perspectiva da compreensão
das questões relativas à socioeducação, nos atendimentos, dimensão potencial da articulação,
os valores e significados entre as práticas educativas, demandas sociais e direitos humanos.
Recorrendo ao método cartográfico, as técnicas de coleta de dados selecionadas para esta
pesquisa, serão: a observação participante e a entrevista individual semiestruturada. Assim,
serão confeccionadas espontaneamente narrativas a partir do campo empírico investigado,
possibilitando tecer e articular compreensões e significados a respeito dos modos de
subjetivação acerca da contribuição, a partir das narrativas dos adolescentes e da equipe
multidisciplinar. Nesse contexto, o objetivo geral da pesquisa é: discutir os sentidos
norteadores mobilizados por equipes multidisciplinares e adolescentes atendidos pelo
COMVIVA em Caruaru/PE sobre questões protetivas e pedagógicas na socioeducação. Para
se chegar ao objetivo principal, será necessário a execução dos objetivos específicos: I -
Analisar como os adolescentes concebem a idealização das medidas socioeducativas
vivenciadas em meio aberto; II - Identificar como a equipe multidisciplinar do COMVIVA,
cogita os desafios enfrentados nas articulações de sentido pedagógico em torno das medidas
socioeducativas; III - Discutir os sentidos protetivos e pedagógicos na aplicação das medidas
socioeducativas em meio aberto, no COMVIVA de Caruaru/PE. As discussões estão
alicerçadas em autoras/es que tratam e analisam essa temática, como: Deleuze (1995),
Guattari (1992), Rolnik (2011), Foucault (1994), Ariès (1981), Rizzini (2009), Pereira (1992),
Freire (2004), Costa (2006), Brandão (1999), Zabala (1998), Dias (2011), Passos (2019), entre
outros. Serão participantes desta pesquisa os profissionais que compõem a equipe
multidisciplinar, nesse entendimento, 04 (quatro) assistentes sociais, 04 (quatro) psicólogas,
04 (quatro) pedagogas, 01 (um) assistente jurídica, 02 (duas) coordenadoras,
preferencialmente que estejam a mais de 01 (um) ano envolvido nesse tipo de
acompanhamento, e 10 (dez) adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas.
Deste modo, pretende-se ampliar as discussões sobre a visão educacional e critica das ações
que problematizam o caráter de tais medidas, o estudo visa contribuir para reflexões nos
atendimentos, compreendendo as medidas socioeducativas como um espaço potencial na
efetivação dos direitos humanos. Assim, o reconhecimento das contradições e desafios dessa
problemática suscita reflexões sobre aspectos legais no direcionamento da inclusão
educacional do grupo em questão.


MEMBROS DA BANCA:
Interna - 1328163 - CARLA PATRICIA ACIOLI LINS GUARANA
Externa à Instituição - DELMA JOSEFA DA SILVA
Presidente - ***.392.114-** - FERNANDO DA SILVA CARDOSO - PUC - RJ
Externa à Instituição - RITA DE CASSIA TABOSA FREITAS
Notícia cadastrada em: 10/08/2023 09:46
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa10.ufpe.br.sigaa10