PROFISSIONALIZAÇÃO E DESAFIOS DA IDENTIDADE PROFISSIONAL
DOCENTE NA REDE MUNICIPAL DE TACAIMBÓ - PE
Profissionalização; Identidade Docente; Formação Continuada.
Essa pesquisa parte do problema que traz como questão central as Formações Continuadas da
Rede de Ensino de Tacaimbó estimulam uma determinada identidade para esses docentes?
Partindo da necessidade em: Analisar os desafios presentes nas formações continuadas de
professores, atinentes a uma identidade profissional docente na rede municipal de Tacaimbó –
PE, tendo como desdobramento os seguintes objetivos específicos: a) Identificar elementos
acerca de profissionalização e identidade docente nos documentos presentes nas formações
continuadas de professores no que se refere as políticas curriculares no município de Tacaimbó
– PE e b) Analisar marcadores sobre a identidade profissional docente e a profissionalização
presentes nos documentos das formações continuadas no município de Tacaimbó – PE. No que
trata do aporte teórico Ball (2005,2007), Lopes (2017), Macêdo (2007,2011,2014 e 2015), Gatti
( 2006,2007, 2010 e 2012) , Flores (2015) e Cunha (1999 e 2017), tensionando fundamentar à
questão problema. Utilizamos como percurso metodológico uma abordagem qualitativa da
pesquisa com base em Minayo (2001 e 2007). Nesse movimento de busca, nossos
procedimentosancorados na analise documental e instrumentosa respeito das formações
continuadas voltados do 1° ao 5° ano dos anos iniciais, respeitando a forma fidedigna os
resultados. Para produção dos dados utilizamos como hipótese possibilidades de
enfrentamentos em relação a identidade docente através de sua politica de formação continuada
que está embricada nos documentos utilizados nas formações continuadas na rede municipal de
Tacaimbó – PE e sendo assim analisamos as possibilidades de contribuição para a formação de
uma identidade profissional docente.Após dados consolidados, o resultado da pesquisa indicou
que os documentos utilizados nas formações continuadas, desde pautas de reuniões até
materiais para serem utilizados com seus discentes em sala de aula apresentam metodologias,
acompanhamentos e instrumentos voltados para o desenvolvimento de programas indicados
pela Rede Estadual de Ensino de Pernambuco, de forma que todo município esteja na mesma
sintonia no que concerne ao desenvolvimento da aprendizagem dos alunos do 1° ao 5° ano.
Nesse sentido, os resultados nos revelam os impactos existentes sobre as identidades
profissionais docentes acerca das formações continuadas na rede municipal de Tacaimbó.