Banca de QUALIFICAÇÃO: GEORGE ANNDERSON CORDEIRO TORRES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GEORGE ANNDERSON CORDEIRO TORRES
DATA : 07/08/2023
LOCAL: Sala virtual do CAA
TÍTULO:

ENSINO RELIGIOSO NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE SANTA CRUZ DO
CAPIBARIBE-PE: Um possível instrumento de transmutação do utilitarismo ao sensível


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino Religioso, Lógica de Mercado, Produção de Sentidos da Dádiva.


PÁGINAS: 88
RESUMO:

A lógica do mercado tem se tornado cada vez mais presente em diversas esferas da vida
social, incluindo a educação e a religião. Nesse contexto, é importante refletir sobre como
essa lógica afeta o sensível, ou seja, como ela interfere na capacidade das pessoas de
experimentarem e apreciarem as sensações e sentimentos que decorrem das experiências
religiosas e espirituais. A religião é parte integrante da cultura que temos como uma
complexidade que inclui conhecimentos, crenças, arte, moral, leis, costumes ou qualquer
outra capacidade ou hábitos adquiridos pelo ser humano como membro de uma sociedade
(TYLOR, 1871). Ao discutir o Ensino Religioso, é importante considerar o simbólico, a
diversidade cultural e a economia, pois, assim é possível compreender a complexidade da
questão e estabelecer uma abordagem equilibrada. Temos por objetivo em nossa pesquisa,
compreender o Ensino Religioso como possível instrumento pedagógico de transmutação
da mentalidade utilitarista para a sensibilidade da dádiva, da solidariedade e da pluralidade
na realidade de Santa Cruz do Capibaribe-PE. Para orientar nosso percurso definimos a
seguinte questão problema: como o Ensino Religioso pode ser um instrumento de
transmutação da mentalidade utilitarista para a sensibilidade solidária? O Ensino Religioso
pode ser um importante instrumento de conscientização e transformação em questões
simbólicas, sociais e sensíveis. É possível ao Ensino Religioso contribuir para a
materialização dos ideais de democracia e inclusão social, ao respeito às diversas formas
de religiosidades presentes na sociedade estimulando o desenvolvimento de habilidades
socioemocionais e a reflexão crítica. Nosso embasamento se aporta teoricamente em
Michel Maffesoli e Marcel Mauss que, embora tenham vivido em períodos diferentes e se
dedicado a questões distintas, existem alguns pontos de convergência que eles
compartilham em suas abordagens sociológicas, que combinadas, pode nos oferecer uma
compreensão de como o Ensino Religioso pode atuar como um instrumento de
transmutação do utilitarismo ao sensível, explorando as práticas pedagógicas, os rituais e
os valores promovidos no contexto do Ensino Religioso. Ainda, faremos uso de teóricos
como: Bauman, Bourdieu, Eliade, Freire, Junqueira, Leeuw, Müller, Otto, Tylor, entre
outros que nos darão imensa contribuição. A cidade de Santa Cruz do Capibaribe foi
escolhida para a pesquisa por ser um polo econômico, tanto em seu comércio quanto em
sua produção. Terceira maior cidade do Agreste Pernambucano, possui 98.254 habitantes
(IBGE, 2023), é a maior produtora de confecções de Pernambuco e a 2a maior do Brasil.
Possui o maior parque de confecções da América Latina, o Moda Center Santa Cruz, o que
a torna conhecida como a "Capital da Sulanca" ou "Capital das Confecções". Esta pesquisa
adotará o Método do Caso Alargado como uma opção metodológica. Esse método é uma
associação da análise estrutural com a análise fenomenológica (Santos, 1983). A ligação
entre essas duas formas de análise é fundamentada no fato de que cada uma complementa
a outra, proporcionando uma maior capacidade de interpretação no âmbito da pesquisa.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1998712 - EVERALDO FERNANDES DA SILVA
Interno - ***.392.114-** - FERNANDO DA SILVA CARDOSO - PUC - RJ
Externo à Instituição - GILBRAZ DE SOUZA ARAGÃO - UNICAP
Notícia cadastrada em: 25/07/2023 16:17
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