Banca de QUALIFICAÇÃO: RAFAEL BEZERRA DA SILVA FARIAS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RAFAEL BEZERRA DA SILVA FARIAS
DATA : 31/07/2023
LOCAL: Sala virtual do CAA
TÍTULO:

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS ANTIRRACISTAS DE PROFESSORES(AS) INICIANTES E EXPERIENTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE CARUARU-PE


PALAVRAS-CHAVES:

Palavras-chave: Racismo. Práticas pedagógicas antirracistas. Professores/as da educação
básica. Professores/as iniciantes e experientes.


PÁGINAS: 125
RESUMO:

Numa perspectiva da educação das relações étnico-raciais, tomamos como objeto de estudo
práticas pedagógicas de professores/as iniciantes e experientes para o enfrentamento ao
racismo com vistas a uma perspectiva antirracista. Como problema de pesquisa temos:
quais as contribuições das práticas pedagógicas de professores/as iniciantes e experientes no
enfrentamento do racismo, com vistas a uma perspectiva antirracista, em escolas públicas
de Caruaru-PE? Objetivo geral: Analisar as contribuições das práticas pedagógicas de
professores/as no enfrentamento do racismo, com vistas a uma perspectiva antirracista, nas
escolas da rede pública municipal de Caruaru-PE. Tomamos como objetivos específicos: I)
Identificar princípios orientadores das práticas pedagógicas antirracistas no contexto escolar;
II) Levantar indícios de temáticas que emergem na escola e evidenciam possibilidades de
enfrentamento do racismo; III) Identificar as necessidades formativas de professores/as para
construção de práticas pedagógicas antirracistas; IV) Subsidiar os/as professores/as nas práticas
pedagógicas do enfrentamento do racismo, com vistas ao antirracismo. Para fundamentar a
pesquisa, ancoramo-nos na conceituação de racismo a partir de Moura (1994); Almeida (2021)
e Moreira (2020); práticas pedagógicas antirracistas em Cavalleiro (2001, 2005); e Gomes e
Jesus (2013); para conceituar professores/as da educação básica, Freire (2004), Gatti (2010,
2012, 2019), Tardif e Nunez (2018) e Fernandes (2020); professores/as iniciantes e experientes,
Garcia (2010), Principe e André (2019), Gouveia (2020), Reali et al (2008), Sousa (2015),
Tardif (2013) e Souza et al (2018). Nosso caminho metodológico fundamenta-se na abordagem
qualitativa, com base em André (1983, 2005) e Lüdke e André (2018). Elegemos como lócus
de pesquisa quatro escolas municipais de Caruaru-PE. Com relação aos procedimentos e
instrumentos de produção de dados que respondem aos nossos objetivos específicos,
utilizaremos análise documental em Lüdke e André (2018) e Severino (2013); questionário por
meio de Lakatos e Marconi (2003); grupo de discussão em Weller (2006); Meinerz (2011) e
Gouveia (2020); vinculado em seguida com as sessões de intervenção, via Silva (2022);
desenvolvida na perspectiva de sessões coletivas, Freire (2004). Para tratar os dados
produzidos, pautamos na análise de prosa, em consonância com André (1983).


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1525198 - MARIA JOSELMA DO NASCIMENTO FRANCO
Interno - 1152014 - SAULO FERREIRA FEITOSA
Externa ao Programa - 2572665 - MARIA FERNANDA DOS SANTOS ALENCAR - UFPE
Notícia cadastrada em: 17/07/2023 14:49
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