Banca de QUALIFICAÇÃO: MARTA MARIA DA SILVA GOMES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARTA MARIA DA SILVA GOMES
DATA : 20/07/2023
LOCAL: Sala virtual do CAA
TÍTULO:

EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL:

enfrentamentos e desafios nas práticas docentes

 



PALAVRAS-CHAVES:

Estudos Pós-coloniais, Prática docente antirracista e Educação Infantil.



PÁGINAS: 114
RESUMO:

Este projeto de pesquisa versa sobre as práticas docentes antirracistas na Educação Infantil, partimos da premissa, de entender como as crianças negras são acolhidas na Educação Infantil a partir das práticas docentes, no contexto das questões identitárias e da Educação das Relações Étnico-raciais. Diante dessas reflexões, delimitamos como problema: quais os sentidos das práticas docentes antirracistas na Educação Infantil? Para atender ao problema de pesquisa, traçamos o objetivo geral: Compreender os sentidos das práticas docentes antirracista na Educação infantil e como objetivos específicos, elencamos: (a) Identificar quais as concepções de racismo dos(as) professores(as); (b) Analisar quais os tipos de racismo que os professores(as) identificam na Educação Infantil e (c)Caracterizar quais práticas de enfrentamento do racismo são desenvolvidas pelos(as) professores(as). No que se refere à abordagem teórico-metodológica nos apoiaremos nos Estudos Pós- Coloniais, (QUIJANO, 2005; MIGNOLO, 2008; WALSH, 2019), pois nos possibilitam   refletir sobre as heranças coloniais impostas pela lógica moderna/colonial. Os sujeitos da pesquisa serão 4 professores(as) da educação infantil da última etapa desse ciclo, isto é, professores(as) que atendem ao público de 4 a 5 anos. O Campo escolhido será dois centros municipais de Educação Infantil no bairro do Salgado/Caruaru-PE. Em relação aos instrumentos de coleta de dados, utilizaremos os seguintes: questionários, (OLIVEIRA,2014) entrevistas semiestruturadas (LANKSHEAR, KNOBEL, 2008) e diário etnográfico (SOUZA, 1999). O procedimento de análise de dados, ocorrerá a partir da à Análise de Conteúdo (BRADIN,2011) esse processo será via Análise Temática (BARDIN, 2011; VALA, 1990) por nos possibilitar acessar os núcleos de sentido que constituem o nosso objeto, na perspectiva de ampliar as percepções para aferir significados. Este procedimento ocorre entre três fases: pré-análise, exploração do material, tratamento e inferências.



MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2321280 - JANSSEN FELIPE DA SILVA
Interna - 1525198 - MARIA JOSELMA DO NASCIMENTO FRANCO
Externa à Instituição - MICHELE GUERREIRO FERREIRA - UFPB
Notícia cadastrada em: 11/07/2023 11:45
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