Banca de QUALIFICAÇÃO: ANA PRISCILA DE LIMA ARAUJO AZEVEDO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANA PRISCILA DE LIMA ARAUJO AZEVEDO
DATA : 18/07/2023
LOCAL: Sala virtual do CAA
TÍTULO:

RASTROS DO POLÍTICO NOS MOVIMENTOS DISCURSIVOS DAS
EXPERIÊNCIAS DE PRODUÇÃO CURRICULAR DE PROFESSORES(AS) DO

AGRESTE PERNAMBUCANO


PALAVRAS-CHAVES:

Experiências. Políticaspráticas curriculares. Teoria do Discurso.
Desconstrução. Différance.


PÁGINAS: 116
RESUMO:

A presente pesquisa se insere no campo da educação e tem como foco de estudo
movimentos discursivos de produção curricular nas experiências de professores(as) da
educação básica. Assim, nosso objeto de pesquisa compreende as experiências de
produção curricular dos(as) professores como movimentos de construção discursiva que
não se dão em espaços estáticos e dicotomizados, mas que se interpelam numa constante
produção de significações, trazendo em si rastros de uma produção que é política. Com
isso, nos propomos a pensar as experiências dos(as) professores(as) para além dos
sentidos historicamente cristalizados de uma ação meramente prática, buscando
evidenciar os processos políticos que envolvem estas experiências e que denotam uma
não imobilidade dos professores frente as prescrições das políticas curriculares enquanto
instituições normativas. Nesta esteira, apresentamos como problema de pesquisa o
seguinte questionamento “Como as práticas curriculares-docentes se configuram como
experiências que trazem rastros do político nos movimentos discursivos de produção
curricular dos professores da educação básica?” Desta indagação, se desdobra como
objetivo geral a nossa intenção em “Compreender como as práticas curriculares-docentes
se configuram como experiências que trazem rastros do político nos movimentos
discursivos de produção curricular dos professores da educação básica” e dele se bifurcam
caminhos específicos que objetivam: Identificar os discursos que circulam sobre o
significante “experiência” nas produções acadêmicas; Analisar os movimentos nos
discursos que circulam academicamente sobre experiências e os entendimentos dos (as)
professores (as) sobre este significante; Compreender como os rastros do político estão
presentes na produção curricular dos (as) professores (as); Analisar como as experiências
dos professores evidenciam processos de tradução e decisão que podem provocar fissuras
nas prescrições curriculares. Apostamos assim, como tentativa de responder a estas
inquietações na leitura desconstrucionista de Derrida (2017) em diálogo com a Teoria do
Discurso de Laclau e Mouffe (2015), por compreendermos que estas perspectivas
dialogam na tentativa de explicitar como os movimentos de construção de significações
se dão em meio a processos de disputas e antagonismos que estão sempre provocando
adiamentos de sentidos, onde os(as) professores(as) são agentes ativos que não executam,
mas constroem currículos por meio de uma produção curricular envolta em traduções e
momentos de decisão que trazem rastros do político em sua composição. O trabalho de

pesquisa até aqui, nos evidenciou que o significante experiência tem sido mobilizado nas
escritas acadêmicas por caminhos diversos que denotam especialmente as noções de ação,
pensamento, criação e aprendizagem, apontando assim para uma não fixação última dos
sentidos construídos e que estes sentidos dialogam e se movimentam com os
entendimentos construídos pelos(as) professores sobre esse mesmo significante,
evidenciando assim que a construção de sentidos nos discursos sobre experiência são
perpassados pela différance, ou seja, por uma produção incessante de diferenças que
provoca a des-sedimentação de sentidos últimos, tanto para o significante experiência,
quanto para os processos de produção de políticas e práticas curriculares. Como
possibilidade de continuidade e abertura de outras rotas, apontamos para o diálogo que
buscaremos fazer em outros espaços. Para tanto, faremos um período de doutorado

sanduíche na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação na Universidade do Porto-
Portugal.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 2331083 - ALEXANDRE SIMAO DE FREITAS - nullExterno à Instituição - CARLOS EDUARDO FERRACO
Interna - 2299922 - CONCEICAO GISLANE NOBREGA LIMA DE SALLES
Externo à Instituição - HUGO HELENO CAMILO COSTA
Presidente - 1651275 - LUCINALVA ANDRADE ATAIDE DE ALMEIDA
Notícia cadastrada em: 30/06/2023 09:36
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