EDUCAÇÃO NA CONTEPORANEIDADE E MOVIMENTO NEGRO: Um olhar
sobre fazer educação para jovens da geração Z após a Lei no 11.645/08
Educação; Movimento Negro; Geração Z.
A pesquisa propõe caracterizar a educação que está sendo proposta na
contemporaneidade na cidade de Caruaru. O tema específico que norteia essa
dissertação é sobre educação étnico-racial por compreender que é recente e
consegue dialogar com o terceiro elemento, Geração Z. A internet é parte do
cotidiano desses jovens que é a primeira geração que cresce com smartphones,
computadores e outras novas tecnologias para uma fluida comunicação sobre
diversas temáticas. Portanto, a pesquisa caminha por uma etnografia e netnografia,
buscando entender o universo real e virtual desse grupo que está envolto no fazer
educação para esses jovens dialogando sobre a Lei no 11.645/08. Pensando em
caminhos que compreendam e aprimorem cada vez mais a educação étnico racial
feita em Caruaru, seja na esfera do espaço escolar físico ou na transposição para o
espaço virtual. Buscando assim, fortalecer o debate racial que está sendo proposto
em diversos ambientes, pois sua relevância é fundamental para essa e outras
futuras gerações.