Banca de DEFESA: ARISELMA ANA DE ASSUNCAO ALVES RAMALHO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ARISELMA ANA DE ASSUNCAO ALVES RAMALHO
DATA : 20/06/2023
HORA: 14:00
LOCAL: Sala virtual do CAA
TÍTULO:

FORMAÇÃO CONTINUADA EM MATEMÁTICA PARA
PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL:
um estudo a partir do olhar de professores de uma rede de ensino do Sertão Pernambucano


PALAVRAS-CHAVES:

Formação Continuada; Anos inicias do Ensino Fundamental; Educação Matemática
Crítica; Reflexão; Diálogo.


PÁGINAS: 160
RESUMO:

Esta pesquisa se insere nos domínios da formação continuada, em particular, dos professores que
ensinam matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Consideramos que as ações de formação
continuada podem favorecer o diálogo e a reflexão e, para tanto, tomamos como referência teórica a
Educação Matemática Crítica. Com a realização da pesquisa buscamos compreender em que medida as
ações de formação continuada sobre o ensino de matemática, oferecidas pelo município aos professores
dos anos iniciais do Ensino Fundamental, contemplavam o diálogo e a reflexão, a partir do ponto de
vista dos professores participantes. Para tanto, delimitamos como objetivos específicos: identificar
elementos do diálogo nas respostas dos professores; identificar elementos da reflexão nas respostas dos
professores; caracterizar as formações continuadas que os professores participaram, a partir dos
elementos do diálogo e da reflexão identificados nas respostas dos professores. Como instrumentos de
coleta de dados, utilizamos um questionário que foi respondido por 40 professores que ensinavam nos
anos iniciais do Ensino Fundamental em quatro escolas de um município do Sertão de Pernambuco e
consideramos as respostas de 35 que haviam participado de ações de formação continuada que
contemplavam o ensino de matemática. Em seguida, realizamos uma entrevista semiestruturada com 6
desses professores com a finalidade de complementar as respostas obtidas como questionário. Os
resultados das análises mostram que a maioria das respostas dos professores apontam para a presença
do diálogo e da reflexão nas ações de formação continuada de matemática que os professores
vivenciaram e essa presença se caracterizam pela aproximação com as realidades locais, bem como
relações com aspectos semiocultais. No entanto, as respostas analisadas não nos permitem afirmar que
a vivência desses conceitos estava ancorada na perspectiva da Educação Matemática Crítica. Esses
resultados apontam para a necessidade de esses professores terem acesso à processos formativos com
base nessa abordagem


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - ALDINETE SILVINO DE LIMA - UFCG
Interna - 1328163 - CARLA PATRICIA ACIOLI LINS GUARANA
Presidente - 2306894 - IRANETE MARIA DA SILVA LIMA
Notícia cadastrada em: 13/06/2023 09:53
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