Banca de DEFESA: PEDRO BRANDAO DA COSTA NETO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: PEDRO BRANDAO DA COSTA NETO
DATA : 07/06/2023
HORA: 14:00
LOCAL: Sala virtual do CAA
TÍTULO:

O DISCURSO DOS/AS MÉDICO/AS ACERCA DE SUAS FORMAÇÕES – UMA ANÁLISE DA PROPOSTA FORMATIVA DO CURSO DE MEDICINA DO CENTRO ACADÊMICO DO AGRESTE DA UFPE

ANÁLISE DA PROPOSTA FORMATIVA DO CURSO DE MEDICINA DO
CENTRO ACADÊMICO DO AGRESTE DA UFPE


PALAVRAS-CHAVES:

Formação médica; Paradigma da integralidade; Processo de saúde-
doença.


PÁGINAS: 144
RESUMO:

No campo epistemológico das Ciências da Saúde circulam duas principais tendências
discursivas que têm orientado as propostas formativas dos cursos de medicina. A primeira,
articulada aos pressupostos positivistas do Relatório Flexner, defende uma formação
médica pautada na lógica biomédica e na fragmentação do estudo do corpo e focada nas
especialidades médicas e em um currículo estruturado em disciplinas, sendo favorável a
métodos educativos tradicionais e ao estudo enciclopédico dos conteúdos. Ancora-se,
ainda, ao ideário de elitização da profissão médica, responsável por supervalorizar o
prestígio social dos médicos e, muitas vezes, pela tentativa de restrição da oportunidade de
acesso aos cursos de medicina às camadas sociais economicamente mais favorecidas, como
evidenciado por Pierucci (2007). A segunda tendência discursiva, por sua vez, baseada nos
pressupostos do paradigma da integralidade, pauta suas concepções na ideia de
indissociabilidade entre corpo, mente e sociedade no processo de promoção da saúde e
defende uma formação generalista do médico na graduação, mostrando-se avessa à
especialização precoce deste e valorizando a medicina comunitária e a atenção primaria à
saúde, bem como uma formação médica marcada por valores mais humanitários. Esta
tendência, nessa esteira, apresenta formações discursivas que preconizam reformas
curriculares e metodológicas nos cursos de medicina e se mostram favoráveis a cursos que
se desenvolvam com estruturas curriculares interdisciplinares e organizadas em módulos
temáticos e não mais em disciplinas, como via de garantir o aspecto da integralidade na
atenção à saúde. Metodologicamente falando, esta tendência dispõe sobre a importância de
uma formação médica pautada por métodos ativos de ensino-aprendizagem, que ofereçam
aos estudantes de medicina habilidades de autoformação para fomentar sua autonomia
intelectual e torná-los profissionais ativos no desenvolvimento de suas atribuições. A partir
desse contexto, a presente pesquisa objetivou compreender como os/as médicos/as
egressos/as do curso de medicina da UFPE/CAA significam seus processos formativos na
graduação. Como objetivos específicos, tratamos de: identificar a quais efeitos de discurso
os/as médicos/as estão alinhados, no tocante aos paradigmas da formação médica,
perspectiva curricular e metodológica; compreender como lançam mão dos conhecimentos,
competências, habilidades e atitudes desenvolvidas durante a graduação em suas atuações
profissionais e/ou acadêmicas e no estabelecimento de relações com pacientes; e identificar
se visualizam contribuições do curso para formação de médicos/as comprometidos/as com

a sociedade e com a melhoria do Sistema Único de Saúde brasileiro. A perspectiva teórico-
metodológica da pesquisa é a Análise de Discurso (AD), baseada na corrente francesa de

Michel Pêcheux. Entendemos ser essa perspectiva a mais adequada para o que se coloca
como questão de pesquisa uma vez que, como aponta Pêcheux (2014), dispõem um olhar
mais atento para as falas dos sujeitos, procurando identificá-las dentro de um contexto
social e histórico, o que é imprescindível para identificação dos sentidos revelados no
discurso. Os resultados da pesquisa apontam que a forma como os/as médicos significam
o curso foi sendo alterada no decorrer da graduação, havendo uma ressignificação acerca a
ideia do que é medicina e um alinhamento ideológico dos/as egressos às perspectivas do
paradigma da integralidade, visto que demonstram ter compreendido que suas atuações
devem estar voltadas para o trabalho integral em saúde, a partir da consideração das
dimensões biológicas, mentais, sociais, políticas e espirituais no processo de saúde-doença.
A inserção dos/as egressos/as no Sistema Único de Saúde do município de Caruaru desde o
primeiro ano da graduação é apontada como revolucionária e fundamental para o processo
de qualificação profissional dos/médicos.


MEMBROS DA BANCA:
Interna - 2299922 - CONCEICAO GISLANE NOBREGA LIMA DE SALLES
Externa ao Programa - 2309743 - NARA MIRANDA PORTELA - nullPresidente - 1152014 - SAULO FERREIRA FEITOSA
Notícia cadastrada em: 23/05/2023 08:53
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