Banca de QUALIFICAÇÃO: JOAO VICTOR FALCAO DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOAO VICTOR FALCAO DA SILVA
DATA : 16/06/2023
LOCAL: Sala virtual do CAA
TÍTULO:

CULTURA POP NA ESCOLA: celebridades, significações estudantis e repercussões

pedagógicas


PALAVRAS-CHAVES:

consumo cultural; significação; cultura pop; cultura visual; pensamento
crítico.


PÁGINAS: 70
RESUMO:

O presente projeto de dissertação tem como objetivo compreender como os saberes das
juventudes são construídos por meio do consumo da cultura pop e suas possíveis repercussões
pedagógicas para a educação escolar no Agreste Central pernambucano. A matriz teórica da
investigação inscreve-se dentro dos Estudos Culturais, nos quais a cultura é vista como um
conjunto de práticas de construção de significados e de representações por parte dos sujeitos.
Disso deriva a perspectiva de que a cultura pop não pode ser analisada unicamente sob a ótica
do consumo passivo de símbolos. Dessa forma, partimos do pressuposto geral de que o consumo
é uma das formas contemporâneas de reprodução social no Ocidente, influenciando as práticas
de significação, inclusive as das juventudes que estão na escola. Consumir cultura pop implica,
por conseguinte, na construção de saberes que tensionam a produção de conhecimentos na
escola. Além disso, quando analisamos as celebridades, entendidas enquanto articuladoras das
redes de significados que constituem a cultura pop, podemos compreender as formas
contemporâneas de identificação, de formação de sujeitos e de maneiras de saber. Do ponto de
vista metodológico, a primeira e a segunda fase de pesquisa são exploratórias e estão compostas
pelos seguintes procedimentos de coleta de dados: revisão bibliográfica do tipo estado da arte,
pesquisa bibliográfica, observação não participante, oficinas pedagógicas. Já a terceira fase de
pesquisa, de cunho explicativo, objetiva analisar os dados coletados por meio da Análise
Temática de Conteúdo. Assim, espera-se que a análise de representações e práticas de consumo
da cultura pop, feitas pelas juventudes do Agreste Central Pernambucano, possa auxiliar na
identificação de possibilidades para o estímulo ao pensamento crítico e para uma comunicação
educacional que propicie leituras cidadãs do mundo na escola.


MEMBROS DA BANCA:
Interna - 2299922 - CONCEICAO GISLANE NOBREGA LIMA DE SALLES
Presidente - 2088709 - DANIELA NERY BRACCHI
Externo ao Programa - 2322090 - THIAGO SOARES - null
Notícia cadastrada em: 22/05/2023 11:23
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