Banca de QUALIFICAÇÃO: LETICIA OLIVEIRA DE SOUZA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LETICIA OLIVEIRA DE SOUZA
DATA : 31/05/2023
LOCAL: Sala virtual do CAA
TÍTULO:

O LEGADO DE PAULO FREIRE NA GUINÉ-BISSAU:

Respostas às Cartas Pedagógicas


PALAVRAS-CHAVES:

Paulo Freire. Guiné-Bissau. Pedagogia libertadora. Amílcar Cabral.


PÁGINAS: 105
RESUMO:

A revolução bissau-guineense modificou o ciclo da história, imperial e colonial global. O antigo
Reino de Gabu (Kaabu), a colônia luso-europeia considerada, geopoliticamente, inexpressiva
por parte da historiografia branca, retoma o protagonismo de sua narrativa, tornando-se
vanguardista das revoluções empenhadas nas colônias de língua portuguesa do continente
africano. O surgimento do estado da Guiné-Bissau se constitui em alguns sustentáculos de
acordo com o direito internacional (SILVA, 1997, p. 285), sendo eles: igualdade de direitos,
universalidade e os princípios de liberdade. A liberdade aqui é sinônimo de descolonização de
mentes e corpos, negação da influência internacional na máquina estatal, dissolvição das
políticas de estratificação social geradoras de desigualdades e desenvolvimento de um
programa de educação nacional distante do ensino da aculturação imposto pelos colonos. Para
tanto as experiências alfabetizadoras do maior educador de todos os tempos, o pedagogo
pernambucano Paulo Freire, foram essenciais ao progredimento do que nos termos de Cabral
(1978) seria a revolução cultural, conduzida pela educação libertadora no pós-independência
do país. Freire atuou no esforço para reconstrução do aparelho educativo em Guiné-Bissau em
um grande ofício militante, preocupado em observar, entender, aprender, ouvir e intervir junto
com os homens e mulheres locais em exercício dialógico que ganhou grande repercussão
internacional. Sua história em Guiné-Bissau, nunca findou-se, e, ainda hoje, seu legado
permanece na memória, narrativas, trajetória e atuação política de diversos bissau-guineenses.

Portanto, esta pesquisa analisará o legado político-educacional de Paulo Freire em Guiné-
Bissau presente no Plano Sectorial de Educação (2017-2025) do Ministério da Educação e

Ensino Superior Guineense e na memória de dirigentes de movimentos de libertação nacional,
movimentos sociais, sindicatos pós-independência e docentes locais, especialmente, aqueles
(as) que participaram do período de reestruturação do país. Assim, apresentamos os seguintes
objetivos específicos: identificar quais elementos da práxis político-educacional estão presentes
no Plano Sectorial de Educação (2017-2025) do Ministério da Educação e Ensino Superior
Guineense; Sistematizar as percepções de dirigentes de movimentos de libertação nacional,
movimentos sociais, sindicatos pós-independência e educadores locais, especialmente
aqueles(as) que participaram do período de reestruturação do país, sobre legado pedagógico de
Paulo Freire na escolarização da sociedade bissau-guineense; e, Analisar as cartas pedagógicas
de Paulo Freire dirigidas à Guiné-Bissau e seus desdobramentos na educação desse país,
baseada no Plano Sectorial de Educação (2017-2025) e na percepção dos agentes supracitados.
O estudo classifica-se como uma pesquisa bibliografia e documental, utilizando-se a análise de
conteúdo à luz de Bardin (1977).


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1528796 - ALLENE CARVALHO LAGE
Interno - 1998712 - EVERALDO FERNANDES DA SILVA
Externo ao Programa - 1524982 - NELIO VIEIRA DE MELO - null
Notícia cadastrada em: 15/05/2023 09:00
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