EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA: uma análise do diálogo entre os conhecimentos
tradicionais e os conhecimentos escolares na prática docente de professores de escolas quilombolas no Agreste.
Educação Escolar Quilombola. Educação Quilombola. Conhecimentos
Tradicionais. Prática Docente Quilombola.
O presente texto é fruto da pesquisa de Mestrado desenvolvida na linha Docência, Ensino e
Aprendizagem do Programa de Pós-graduação em Educação Contemporânea, da
Universidade Federal de Pernambuco-UFPE, Centro Acadêmico do Agreste. Nesta pesquisa
elencamos como questão/problema: como é desenvolvido o diálogo entre os conhecimentos
tradicionais e os conhecimentos escolares na prática docente de professores de escolas
quilombolas? No intuito de responder ao problema da pesquisa construímos o seguinte
objetivo geral: Compreender o diálogo entre os conhecimentos tradicionais e os
conhecimentos escolares na prática docente de professores de escolas quilombolas. Nesse
sentido, os objetivos específicos desta pesquisa versam em: a) Identificar os conhecimentos
tradicionais das comunidades quilombolas; b) Entender os conhecimentos escolares que são
articulados com os conhecimentos tradicionais nas práticas docentes dos professores
quilombolas; c) Analisar o diálogo entre os conhecimentos tradicionais e escolares nas
práticas docentes quilombolas. Adotamos a abordagem teórica dos Estudos Pós-Coloniais
Latino-Americanos que se constitui enquanto opção política-epistemológica a partir do
diálogo com os autores: (GROSFOGUEL, 2007); (MIGNOLO, 2003, 2005, 2008);
(QUIJANO, 2002, 2005); (WALSH, 2006, 2008, 2010), dentre outros, que nos possibilitam
refletir e problematizar o processo de silenciamento dos povos da América. Adotamos como
procedimento teórico-metodológico a Análise de Conteúdo via Análise Temática (BARDIN,
1977; VALA, 1990).