ANÁLISE DA (RE)CONSTRUÇÃO DE MAPAS CONCEITUAIS COMO ESTRATÉGIA NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE QUÍMICA
Mapas conceituais. Aprendizagem Significativa. Resolução de
Problemas.
O presente estudo é de natureza básica, caracterizado por um viés de cunho qualitativo em que se buscou investigar a elaboração de mapas conceituais como estratégia para a resolução de uma situação-problema, relacionada ao tema “Combustíveis como fonte de energia”, com alunos Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID)
do curso de Licenciatura em Química, na Universidade Federal de Pernambuco – CAA.
Para a realização desse estudo foi necessário promover uma oficina sobre mapas
conceituais, a fim de familiarizar os envolvidos quanto ao uso da ferramenta. Dividindo-
se os participantes em dois grupos, foi proposto através de diferentes atividades
planejadas, a (re)construção de três mapas conceituais de forma coletiva, utilizando
palavras/conceitos emergentes de debates sobre o tema proposto, assim como da leitura
e discussão de um texto base sobre o tema, direcionando-se a resolução de uma
situação-problema. Nos procedimentos metodológicos foram utilizados como
instrumento de coleta de dados: elaboração de mapas conceituais, gravações em vídeo
dos momentos de elaboração dos mapas, registros dos momentos discussões (de
maneira verbal) realizadas durante o processo de elaboração dos mapas, bem como dos
momentos de explicação da resolução da situação-problema proposta. Os dados obtidos
nesse estudo foram transcritos e analisados a partir dos principais movimentos
cognitivos da aprendizagem significativa. De acordo a análise dos dados, pudemos
verificar que os mapas conceituais se constituem como uma ferramenta que fornece
possibilidades de organização e construção de estratégias para o qual podem ser
aplicadas a resolução de problemas, favorecendo a aprendizagem de conteúdos de
química de maneira significativa mediante a presença dos movimentos de diferenciação
progressiva e reconciliação integradora.