O PROFESSOR DE MATEMÁTICA E O DESAFIO DA CONSTRUÇÃO DA RELAÇÃO AO SABER DO ESTUDANTE DE ORIGEM POPULAR: um olhar sobre a relação ao saber, o vínculo didático e a resiliência
Relação ao saber; professor de matemática, Sociologia do
êxito improvável, formação de professor.
Os resultados do ensino de Matemática no Brasil e em diversos países são
preocupantes. Ademais, a própria formação do professor de matemática
concomitantemente tornou-se campo de estudos e pesquisas. No entanto, Charlot e
Bautier apontam essa disciplina como a que mais recebe adesão em detrimento da
adesão ao professor. Porém, os autores não aprofundam o que seria essa adesão.
Assim, este estudo visa analisar, a partir dos conceitos da relação antropo-
pedagógica de B. Charlot, vínculo didático de C. Blanchard-Laville e resiliência de B.
Cyrulnik, quais práticas educativas e postura do professor de matemática podem
contribuir para o êxito dos estudantes oriundos da camada popular, tendo em vista
que esse público aparece em menor quantidade quando se refere aos dados sobre a
aprendizagem adequada nessa disciplina. Assim, realizaremos o presente estudo no
formato multipaper, composto por três artigos. No primeiro artigo, será utilizado o
procedimento metodológico da narrativa autorreflexiva actancial, com o qual
intentamos identificar no percurso de uma professora de matemática oriunda da
camada popular, como se supera os desafios objetivos e subjetivos e se constitui o
desejo e a mobilização ao saber matemático. No segundo artigo, faremos um
mapeamento vertical interno nas publicações de Charlot e Cyrulnik com análise
conceitual e leitura científica do material, buscando compreender quais são as
condições do professor de matemática na construção da relação ao saber dos
estudantes de origem popular. E no terceiro artigo, faremos também um
mapeamento vertical interno, agora nas publicações da Sociologia do êxito
Improvável e nas pesquisas do NUPERES que se utilizaram da narrativa
autorreflexiva actancial de pessoas oriundas da camada popular que obtiveram êxito
escolar em matemática, almejando identificar quais os modos de relação ao saber
matemático construídos em sua trajetória podem ter corroborado para o êxito.