AS ABORDAGENS DO ESTUDO DA ÁREA DO CÍRCULO EM LIVROS DIDÁTICOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA DO SÉCULO XX AO XXI: uma análise sob a ótica da Teoria Antropológica do Didático
Teoria Antropológica do Didático, Praxeologias, Ecologia Didática do Saber, Área do círculo.
O presente trabalho objetiva analisar a ecologia e a abordagem de área do círculo em
livros didáticos de matemática entre o período do Movimento da Matemática Moderna
e da Educação Matemática. Para isto, buscaremos caracterizar as praxeologias
matemática e didática relativas à área do círculo existentes nos livros didáticos de
Matemática dos anos finais do Ensino Fundamental, além de verificar a ecologia
(habitat, nicho e meio) desse saber em livros didáticos de Matemática dos anos finais
do Ensino Fundamental e analisar os documentos oficiais do período entre o
Movimento da Matemática Moderna e da Educação Matemática acerca do conceito
de área do círculo. Para a concretização dessas etapas utilizaremos como aporte
teórico-metodológico a Teoria Antropológica do Didático e suas noções de praxeologia
matemática e didática e ecologia didática do saber. Após conclusão desta pesquisa,
esperamos que a partir dos dados produzidos em nossas análises consigamos
compreender melhor as relações presentes entre os grandes movimentos da
Matemática e a produção de livros didáticos, como também, de que maneira essas
relações modificaram o saber área do círculo ao longo da história.