O TELETRABALHO E SEUS REFLEXOS NA QUALIDADE DOS SERVIÇOS PRESTADOS POR SERVIDORES TÉCNICO
ADMINISTRATIVOS EM UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA DE ENSINO SUPERIOR
Teletrabalho; Serviço público; SERVPERF; Qualidade de vida
A chegada da pandemia do Coronavírus em 2019, alterou significativamente a rotina e modo de trabalho em várias organizações devido à necessidade de isolamento social. Verifica-se que, essa alteração na rotina de trabalho pode apresentar vantagens ou desvantagens para o servidor público, também existe a possibilidade de queda de qualidade dos serviços prestados aos clientes desses serviços, dentre eles discentes, docentes e os próprios técnicos administrativos, neste contexto, o presente trabalho objetiva analisar quais as percepções dos Técnicos Administrativos em Educação com relação as vantagens e desvantagens do teletrabalho, bem como avaliar a qualidade desses serviços prestados, subsidiando assim os gestores com informações importantes com relação a organização e implantação do teletrabalho. Para isso, foram utilizados dois questionários: um entre os servidores da UFPE e outro com este mesmo público, docentes, e discentes de graduação e pós-graduação vinculados aos três campi da Universidade. Os dados foram coletados e analisados, tendo sua confiabilidade constatada através do cálculo do coeficiente Alpha de Cronbach. Também foram formuladas hipóteses, e realizado o Teste de Postos Sinalizados de Wilcoxon para verificar a veracidade destas hipóteses. A pesquisa mostrou que os clientes estão satisfeitos com a atendimento remoto, e que existem alguns itens que podem ser melhorados conforme informações coletadas no questionário SERVPERF. Com relação aos servidores. Observou-se que a maioria confirmou as vantagens e boa parte das desvantagens do teletrabalho e que gostaria de continuar com essa modalidade após o período de isolamento social, mesmo que parcialmente. Concluiu-se que de modo geral todos estão satisfeitos com o teletrabalho prestado pela UFPE.