Banca de DEFESA: MATHEUS MAIA CÂMARA

DATA : 22/02/2022
LOCAL: Remoto via Google Meet: meet.google.com/umy-keqw-ury

Dinâmica Sísmica para o Ensino Médio

Dinâmica sísmica, Atenuador dinâmico sintonizado, Oscilações, Ensino de Física, Ensino por Investigação.

Para que a aprendizagem ocorra de forma significativa, não é necessário apenas transmitir conhecimento, mas características como interesse, sociabilização e as experiências dos alunos devem ser levadas em consideração. Esse trabalho mostra a aplicação de uma sequência didática e do experimento a ela associado, que teve como objetivo o ensino de dinâmica dos sismos, onde são trabalhados temas envolvendo oscilações, energia e trabalho, e foi aplicado com turmas da 1a Série do Ensino Médio regular e turmas do EJA. Essa sequência deu ênfase na construção dos conhecimentos científicos, do pensamento crítico e da autonomia do aluno. A teoria da aprendizagem significativa de Ausubel traz os conhecimentos prévios como sendo um dos principais fatores a serem considerados para o ensino, para Vygotsky o processo de aprendizagem acontece através de interações sociais, onde os signos devem ter seus significados interpretados de acordo com as experiências próprias. Associado a esses autores, o ensino por investigação busca evidenciar as experiências e saberes dos alunos, produzir autonomia e senso crítico, bem como tornar mais sociável a prática de ensino. O experimento consiste em um modelo em escala de uma edificação, equipada com um Atenuador Dinâmico Sintonizado, sobre uma Mesa de Agitação Sísmica, esse experimento tem como primeiro intuito promover no aluno a vontade de participar da sequência didática, permitindo também desenvolver conceitos mais conectados, através de associações com tecnologias existentes, e conceitos relacionados a outras disciplinas que não apenas a física, como os conceitos de ondas sísmicas, magnitude e intensidade. A avaliação dessas atividades foi feita durante a aplicação da sequência didática e foi observado resultados positivos em sua aplicação. Almejamos que o professor usufrua desse trabalho, explorando as leituras e estudos dessa dissertação, bem como na realização das atividades aqui propostas.

Presidente - 1836312 - CHARLIE SALVADOR GONCALVES
Interno - 1579085 - GUSTAVO CAMELO NETO
Interna - 1653968 - THATYARA FREIRE DE SOUZA
Externo à Instituição - EDVALDO NOGUEIRA JÚNIOR - UFPB