Banca de QUALIFICAÇÃO: MATHEUS HENRIQUE ALVES DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MATHEUS HENRIQUE ALVES DA SILVA
DATA : 13/03/2024
LOCAL: Google Meet

IMPLEMENTAÇÃO DE MODELO DE SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL BASEADO EM ESG APLICADO À CONSTRUTORAS NO AGRESTE PERNAMBUCANO E RMR DO RECIFE

Construtoras; ESG; Pernambuco; SGA; Sustentabilidade

Nas últimas décadas, o aumento global da preocupação ambiental, evidenciado em conferências e acordos como Eco-92, Protocolo de Kyoto e COP, destaca a necessidade premente de ações práticas para abordar questões ambientais nas mais diversas esferas e setores. Dentro desse contexto, a busca por práticas sustentáveis no setor de construção civil é crucial para mitigar impactos ambientais negativos, alinhando as operações das construtoras com diretrizes que abrangem critérios ambientais, sociais e de governança. Desse modo, esse projeto propõe a implementação de um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) fundamentado nos princípios ESG em construtoras de pequeno, médio e grande porte localizadas no Agreste, bem como na Região Metropolitana do Recife. Através da metodologia de identificação dos níveis de maturidade de cada organização em relação a adoção dos aspectos e critérios ESG presentes na ABNT PR 2030 e PE-487, realizou-se a caracterização de 20 construtoras do estado, identificando a presença e adoção de práticas alinhadas a vertentes ambientais, sociais e de governança em função dos seus respectivos níveis de maturidade em ESG, além da identificação das Matrizes de Materialidade de 3 construtoras (uma de cada porte) de acordo com os critérios GRI e SASB. Resultados mostraram níveis médios de maturidade ESG em construtoras de pequeno porte de 24,5%, seguido por desempenhos de 40,5% e 71% para construtoras de médio e grande porte respectivamente. A Matriz de Materialidade Identificou uma elevação gradual no atendimento aos aspectos analisados na matriz em função do porte da construtora. Pode-se concluir, através das análises e resultados preliminares a dificuldade da adoção aos critérios ESG em construtoras de menor porte em função de aspectos mercadológicos, fazendo que critérios ambientais fiquem em um segundo plano, contudo, nesse sentido, percebe-se a necessidade e urgência a adoção dessas práticas para as construtoras de menor porte, bem como o aprimoramento das ações em construtoras porte mais elevado, a exemplo do que se propõe esse estudo, uma vez que o projeto visa não apenas atender às crescentes demandas sociais e regulatórias, mas também fortalecer a competitividade dessas construtoras, posicionando-as como agentes responsáveis e comprometidos com a sustentabilidade em um contexto local, regional e global consciente.

Externo à Instituição - DIOGO HENRIQUE FERNANDES DA PAZ - IFPE
Externa à Instituição - DJALMA SILVA GUIMARÃES JÚNIOR
Presidente - 2282722 - GILSON LIMA DA SILVA
Notícia cadastrada em: 12/03/2024 13:37