Análise de Eficiência dos gastos educacionais com o ensino médio em Pernambuco
Despesas em educação. DEA-BBC. Eficiência dos gastos. Ensino médio.
Nos últimos vinte anos, o Brasil vem aumentando os investimentos em educação básica e implementado medidas que garantam a elevação do nível de escolaridade da população. Ao passo que os investimentos em educação cresceram, espera-se resultados satisfatórios. Pernambuco apresentou um bom resultado do Índice de desenvolvimento da educação básica (Ideb). O estado obteve resultados acima da média nacional para o ensino médio ficando em quinto no ranking de notas do Ideb no ano de 2019, esse fato levantou o interesse por investigar a eficiência dos gastos em educação do ensino médio ao longo do tempo. Observando quais os fatores contribuem para esses resultados, se tem a implantação do ensino integral em 2007 em Pernambuco como um possível fator de impacto. Desse modo, o trabalho tem como objetivo analisar a eficiência dinâmica dos gastos educacionais no ensino médio em Pernambuco no período entre 2007 a 2019 e possíveis impactos da implantação das escolas de tempo integral. A metodologia adequada é a Análise envoltória de dados DEA-BBC que permite identificar as unidades tomadoras de decisões (DMUs) que apresentam maior eficiência e o seu comportamento ao longo do tempo. Para tanto será aplicada uma Análise de Clusters utilizando o método não hierárquico k-médias, para agrupar os municípios pernambucanos de acordo com as características socioeconômicas e populacionais semelhantes. Após definidos as DMUs, será aplicado o modelo DEA-BBC para analisar a eficiência e DEA-Malmquist para analisar a dinâmica da eficiência no período escolhido.