PPGE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA - CAA CENTRO ACADÊMICO DO AGRESTE - CAA Téléphone/Extension: Indisponible

Banca de DEFESA: JOÃO CARLOS FERNANDES DE OLIVEIRA

DISCENTE : JOÃO CARLOS FERNANDES DE OLIVEIRA
DATA : 30/08/2022
LOCAL: Google meeting

"PROFESSOR, ME DÊ UM PONTO!”: Uma análise da retenção e evasão como consequência das estratégias usadas pelas Instituições de ensino superior na busca por melhor desempenho.

Ensino Superior, Modelos Multinível, Retenção Universitária, Desempenho Universitário

Com a expansão do ensino superior no Brasil, a partir da implementação do Reuni, demandou-se por investigações sobre os efeitos do crescimento do número de vagas em universidades federais, em especial sobre o desempenho do aprendizado e a permanência destes universitários. Este trabalho almeja analisar a relação entre as taxas de retenção e evasão das Instituições de Ensino Superior Federais públicas e o desempenho dos discentes. Para atingir este objetivo, utilizou-se da abordagem da teoria dos jogos para modelar o comportamento estratégico das instituições de ensino superior, relativo ao uso da reprovação como estratégia na busca por melhores desempenhos. Em seguida, utilizou-se os dados do Censo do Ensino Superior para sintetizar variáveis acadêmicas relativas à evasão e retenção e, a partir de modelos multiníveis, observou-se a relação destas sobre o desempenho individual na prova de conhecimentos específicos do Enade 2018, para os cursos de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas. Os resultados dos modelos apontaram que turmas com maiores taxas de estudantes que ultrapassaram o tempo projetado de finalização do curso também apresentaram melhor desempenho, enquanto a maior taxa de reprovação no começo do curso e a taxa de evasão influenciavam negativamente na nota.

Externa ao Programa - 2572253 - ANDREZA DANIELA PONTES LUCAS
Interno - 3898876 - KLEBSON HUMBERTO DE LUCENA MOURA
Presidente - 1044546 - LEANDRO WILLER PEREIRA COIMBRA
Notícia cadastrada em: 16/08/2022 08:46