PPGE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA - CAA CENTRO ACADÊMICO DO AGRESTE - CAA Téléphone/Extension: Indisponible

Banca de DEFESA: AMANDA STEFFANY DA SILVA ARAUJO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : AMANDA STEFFANY DA SILVA ARAUJO
DATA : 18/08/2022
HORA: 10:00
LOCAL: Google meeting
TÍTULO:

IMPORTÂNCIA DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA NO DESEMPENHO DOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL NO ESTADO PERNAMBUCO


PALAVRAS-CHAVES:

Políticas Públicas, Bolsa Família, Educação


PÁGINAS: 104
RESUMO:

A desigualdade de renda é um problema social antigo no Brasil e no mundo, desde a antiguidade filósofos e economistas pensaram em soluções para este problema. No Brasil milhões de brasileiros são afetados todos os anos por causa dessa disparidade, diante disso vários projetos foram pensados para amenizar este problema de âmbito social. Programas de transferência de renda condicionada foram implementados desde a década de 90 no Brasil com o intuito de trazer bem-estar social aos menos favorecidos. Nos anos 2000 foi sugerida a unificação desses programas resultando em 2003 no Programa Bolsa Família que foi considerado um dos melhores programas de transferência de renda condicionada do mundo segundo especialistas. O programa teve sua atividade finalizada em outubro de 2021 sendo substituído pelo Auxílio Brasil. O Bolsa Família em seus 18 anos de duração impôs aos beneficiários condicionalidades no âmbito da saúde e da educação para receberem a transferência de renda. Este trabalho tem por objetivo analisar como as condicionalidades do programa Bolsa Família na área de educação influenciaram no desempenho dos alunos beneficiários do Programa dos anos finais do ensino fundamental, especificamente será analisado o desempenho dos alunos cadastrados no CadÚnico no estado de Pernambuco. Dentre os resultados foi encontrada a importância do Programa Bolsa Família e a condicionalidade da educação para estrato mais pobre da população, tal resultado foi visto após as análises das regressões em que os números mostram que ser beneficiário do programa aumenta a médias dos alunos, do 5º e 9º ano do ensino fundamental, nas disciplinas de português e matemática em todos os anos tratados. A exemplo no 5º ano em 2015 a média em matemática do aluno beneficiário aumentou em 1.072 pontos por estar dentro do programa e cumprindo a condicionalidade de educação; outro exemplo significativo foi que ao longo dos anos ser negro influenciava negativamente a nota (visto a grande desigualdade social interracial existente no país) mas com a continuidade da transferência de renda este cenário mudou no ano de 2019 para os alunos do 5º ano que obtiveram aumento de 4.566 na média em matemática.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1365325 - ALANE ALVES SILVA
Externo ao Programa - 1758590 - MARCIO MICELI MACIEL DE SOUSA
Interna - 1554974 - MONALIZA DE OLIVEIRA FERREIRA
Notícia cadastrada em: 12/08/2022 11:50
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