PPGE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA - CAA CENTRO ACADÊMICO DO AGRESTE - CAA Téléphone/Extension: Indisponible

Banca de DEFESA: JOAO GUILHERME VASCONCELOS DE SOUSA

DISCENTE : JOAO GUILHERME VASCONCELOS DE SOUSA
DATA : 01/08/2022

O PAPEL DA LOCALIZAÇÃO E DAS ECONOMIAS DE AGLOMERAÇÃO NA PROPENSÃO A EXPORTAR E NO DESEMPENHO COMERCIAL DA INDÚSTRIA DE TRANSFORMAÇÃO BRASILEIRA

comércio internacional, economias de aglomeração, propensão a exportação, indústria de transformação.

O objetivo geral deste trabalho consiste em analisar o papel das economias de aglomeração e da localização no desempenho e na propensão a exportação da indústria de transformação brasileira. Para tal, pretende-se especificamente analisar os efeitos que a localização e as forças de aglomeração possuem na propensão a exportar, bem como entender a relação entre as aglomerações e o valor das exportações. Para atender o primeiro objetivo específico o período de análise foi o ano de 2019, e para o segundo foi utilizado o período de 2008 a 2019. Inicialmente a metodologia empregada consiste no uso de índices de urbanização, especialização e spillovers de exportação parar mensurar as forças aglomerativas em um modelo do tipo Probit, além disso, também será utilizado o índice de aglomeração de Ellison e Glaeser em um modelo de estrutura gravitacional. Os resultados apontam para efeitos positivos das economias de aglomeração na propensão a exportar devido a efeitos de transbordamento. O fato de um município ser localizado em uma região costeira também se mostrou relevante para a propensão a exportar. As aglomerações também afetam positivamente o valor das exportações, o que indica uma melhora de desempenho comercial. Assim, à guisa de conclusão, os resultados estão de acordo com a literatura. Ademais, para além da importância do tema para o desenvolvimento regional e considerando a escassez de estudos nacionais que relacionem o comércio exterior com as economias de aglomeração, este trabalho se mostra ainda mais relevante, em especial, para o estudo do comércio internacional no Brasil.

Presidente - 1554974 - MONALIZA DE OLIVEIRA FERREIRA
Interna - 1051751 - DANYELLA JULIANA MARTINS DE BRITO
Externo ao Programa - 1758590 - MARCIO MICELI MACIEL DE SOUSA
Notícia cadastrada em: 19/07/2022 16:04