ENSINO A DISTÂNCIA E DESEMPENHO ESCOLAR: Uma Análise Sobre a Proficiência dos Estudantes da Rede
Pública Municipal de Pernambuco
Proficiência escolar; dados em painel; ensino a distância; SAEPE
O presente trabalho analisa o efeito do ensino a distância durante a pandemia da COVID-19 sobre o desempenho escolar dos estudantes dos 2o e 5o anos da rede pública municipal do Estado de Pernambuco. O objetivo do trabalho foi investigado a partir de dados do Sistema de Avaliação Educacional de Pernambuco (SAEPE), do Censo Escolar e demais variáveis de controle. Tais valores sofrem alterações ao longo do período em análise – entre 2017 e 2021. Para tanto, utilizou-se um modelo econométrico capaz de analisar uma estrutura de informações longitudinais, baseado em efeitos fixos. Considerando as duas turmas analisadas, o emprego de atividades remotas influencia negativamente o desempenho escolar do aluno tanto na disciplina de Língua Portuguesa quanto em Matemática. Os resultados deste trabalho foram obtidos considerando como principais as seguintes variáveis: proficiência média municipal no SAEPE e duração média, em dias, das atividades escolares realizadas a
distância.