Banca de DEFESA: LAVINIA FRANCESCA PAGANINI

DISCENTE: LAVINIA FRANCESCA PAGANINI
DATA : 29/03/2023
LOCAL: Virtual

The impact of event design choices of an online women-focused
hackathon on participants and mentors

Eventos colaborativos limitados por tempo, Gênero, Hackathons, Trabalho Colaborativo Apoiado por Computador

Hackathons são frequentemente vistos como não inclusivos para mulheres, dado a baixa participação delas nesses eventos. Algumas das razões para isso incluem baixa auto-estima no campo de STEM (ciências, tecnologia, engenharia e matemática), ambiente tóxico, poucas horas dormidas durante o evento, e um ambiente competitivo. Hackathons também são uma oportunidade valiosa para alunos da graduação de melhorarem suas habilidades, mas a baixa diversidade de gênero pode se tornar uma barreira para mulheres aproveitarem essas oportunidades. Usualmente, hackathons incluem mentorias para ajudar os seus participantes a melhorarem as habilidades técnicas durante o evento. Recentemente, várias iniciativas foram feitas para aumentar o número de mulheres nesses eventos, como por exemplo eventos com participação apenas de mulheres, equilibrar as vagas na hackathon por gênero durante a seleção de participantes e a hackathon possuir temas feministas e sociais. Nosso estudo qualitativo investigou como escolhas feitas no design do evento (Foco em mulheres; Atividades de suporte ao evento como mentoria e pré-pitch; Atividades de aquecimento) podem influenciar a experiência de participantes e mentoras num hackathon focado em mulheres. Dados foram coletados através de questionários e entrevistas semi-estruturadas com participantes e mentoras.

Externa à Instituição - KARINA KOHL SILVEIRA - UPE
Presidente - 2420094 - CARLA TACIANA LIMA LOURENCO SILVA SCHUENEMANN
Interno - 1981503 - KIEV SANTOS DA GAMA
Notícia cadastrada em: 21/03/2023 10:48