Banca de DEFESA: DAVID ALAIN DO NASCIMENTO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DAVID ALAIN DO NASCIMENTO
DATA : 29/02/2024
HORA: 15:00
LOCAL: Virtual
TÍTULO:

Enabling TSN Scheduled Traffic on Ethernet Multidrop In-Vehicle Networks


PALAVRAS-CHAVES:

Ethernet Automotivo; Redes Intra-Veiculares; Time-Sensitive 
Networking; Network Calculus; Análise de tempo; Latência


PÁGINAS: 150
RESUMO:

Por conta dos diferentes requisitos de largura de banda, atraso, jitter e perdas, diferentes tecnologias de comunicação intra-veicular foram utilizadas em diferentes domínios,
pois uma única tecnologia que fosse capaz de cumprir com todos os distintos requisitos
das aplicações dos veículos atuais não existia. Entretanto, os recentes padrões de camada física do Ethernet 100BASE-T1, 1000BASE-T1 e 10BASE-T1S, quando usados em
conjunto com os protocolos Time-Sensitive Networking (TSN), abriram incontáveis possibilidades para aplicações intra-veiculares que eram inimagináveis a alguns anos atrás.
O conceito de um veículo totalmente Ethernet, o qual faz o uso do Ethernet como uma
solução completa para comunicações intra-veiculares, tornou-se uma realidade. Apesar do
fato de que estudos recentes investigaram o comportamento de alguns protocolos TSN,
como por exemplo o Time-Aware Shaper (TAS), com respeito às suas utilizações em
aplicações do tipo safety-critical, nenhum deles considerou o uso do 10BASE-T1S como
uma substituição à tecnologias legadas para comunicação em barramento entre Electronic
Control Units (ECUs). Neste trabalho, apresentamos uma solução para a modelagem e
análise usando Network Calculus de uma rede veicular totalmente Ethernet com enlaces
ponto-a-ponto e barramentos multidrop para transmissão de fluxos de tráfego agendados.
A modelagem e análise propostas se baseiam no Deterministic Network Calculus, um arcabouço matemático que consegue calcular analiticamente as garantias de desempenho
requeridas em sistemas críticos em relação à segurança e aplicações em tempo real. Como
parte deste estudo, apresentamos a modelagem formal do tráfego agendado em uma rede
veicular totalmente Ethernet usando o protocolo TAS na camada de enlace, bem como a
modelagem do Physical Layer Collision Avoidance (PLCA), um novo método coordenado
de acesso canal disponível no padrão de camada física 10BASE-T1S e sua capacidade de
transmitir vários quadros em rajadas em um barramento multidrop. Também provemos
uma ferramenta de código aberto para o cálculo dos limitantes de pior caso de redes TAS
e TAS integradas com PLCA.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - MOISÉS RENATO NUNES RIBEIRO - UFES
Interno - 1650867 - ABEL GUILHERMINO DA SILVA FILHO
Externo à Instituição - DAVE ALBERTO TEIXEIRA CAVALCANTI - OUTRA
Presidente - 1131524 - JOSE AUGUSTO SURUAGY MONTEIRO
Interno - 2298793 - KELVIN LOPES DIAS
Notícia cadastrada em: 03/01/2024 08:27
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