Um Framework para Gestão de Riscos em Projetos Acadêmicos
Gestão de Projetos. Gestão de Riscos. Instituições de
Ensino Superior. Projetos Acadêmicos.
Gerenciar os riscos é vital para minimizar a possibilidade de falhas em
projetos e processos organizacionais. Nesse sentido, as instituições vêm
investindo em pesquisas e desenvolvimento de ferramentas e metodologias que
apoiem o gerenciamento de riscos que, embora, predominantes em muitos
setores, parecem ainda incipientes no ensino superior. Tendo em mente este
cenário e pretendendo mitigar o caráter desafiador da adoção de processos
de gestão de riscos nesse ambiente, esta tese foca no desenvolvimento de
uma solução para a prática da gestão de riscos de projetos acadêmicos no
âmbito das Instituição de Ensino Superior. Esta tese foi estruturada em um
planejamento metodológico de três etapas: Etapa 1 – Identificação e
Consolidação da lacuna na gestão de riscos de projetos acadêmicos em IES,
com bases em revisão ad hoc da literatura; Etapa 2 – Proposta e Construção
do framework para gerenciamento de riscos de projetos acadêmicos em IES,
fundamentados em mapeamento sistemático da literatura e survey. Etapa 3 –
Avaliação e Consolidação do framework, embasado em avaliação com técnicas
de Opinião de Especialistas e Grupo Focal. Entre as contribuições desta
tese destaca-se o framework Risk in Academic Project at Higher Education
(RAPHE), que apresenta quatro elementos em sua composição: Base de
Recomendações, com diretrizes para a execução do processo de gestão de
riscos e pode ser vistas como guia de boas práticas; Processos, que dispõe
de atividades e ações coordenadas para gerenciar; Base de Referências, que
é uma base de dados sobre de riscos de projetos acadêmico; e Procedimentos,
com rotinas para automação dos cálculos e acompanhamento da execução dos
processos. Certamente os resultados desta tese promoverão redução do
esforço empreendido e qualidade na gestão dos riscos e na tomada de decisão
em projetos acadêmicos.