GRUPO NO WHATSAPP DA SALA DE AULA DE GRADUANDOS: A INFLUÊNCIA DO CLIMA
clima, WhatsApp, graduandos, comportamentos, análise
fatorial, teoria de resposta ao item
Esta tese tem como objetivo geral aplicar os estudos do clima nos grupos do
WhatsApp da sala de aula de graduandos e diagnosticar a sua influência nas
atividades acadêmicas. Para isso, foram realizados alguns passos, como
identificar a utilização e a influência do WhatsApp na educação, bem como,
explicar o clima, os motivos, métodos e considerações para mensurá-lo na
educação, como também, demonstrar a confiabilidade e validade sobre os
principais instrumentos de medição da psicometria, e também, relatar os
meios para mensurar o clima e sua influência nos grupos do WhatsApp da sala
de aula de graduandos, e por fim, diagnosticar o clima nos grupos do
WhatsApp da sala de aula de graduandos e sua influência nas atividades
acadêmicas. Isso tudo, foi possível através de uma pesquisa bibliográfica,
contemplando 191 estudos. Além de um estudo de caso em 9 instituições de
ensino superior (3 públicas, 3 particulares presenciais e 3 particulares
semipresenciais) no município de Caruaru-PE, no qual foi aplicado 2.401
questionários, sendo 34% alocadas nas públicas, 33% nos particulares
presenciais e 33% nos semipresenciais. Além de um processo estatístico, no
qual incluiu a adequação dos dados, verificação da adequação dos dados para
realizar análise fatorial, análise fatorial ou componente principal,
consistência interna e teoria de resposta ao item. Os resultados
ratificaram a existência dos climas de engajamento, estrutura, conteúdo e
ambiente acadêmico no grupo do WhatsApp da sala de aula e as suas
influências nos comportamentos dos graduandos. Desse modo, foi possível
diagnosticá-los, principalmente nas atividades acadêmicas. De modo geral,
esta tese comprovou que é possível aplicar os estudos do clima nos grupos
do WhatsApp da sala de aula de graduandos e diagnosticar a sua influência
nas atividades acadêmicas. Portanto, há um vasto espaço que pode ser
explorado.